Blog Equilíbro
Você está vendo: Saúde
Verme de gato: conheça os sinais

Mesmo que o pet seja bem cuidado, ele pode estar exposto a diversos riscos, especialmente verminoses, que podem afetar não somente o animal, como também os tutores – principalmente as crianças.
As verminoses estão por todos os lados e podem ser transmitidas a partir dos alimentos, do ar e da água, e durante os passeios pelas ruas e praças.
Os vermes de gatos podem ser divididos em dois grupos: vermes redondos (nematódeos) e vermes chatos (tênias). O tamanho dos parasitos pode variar bastante, porém, os que ocorrem com mais frequência destacam-se os nematódeos do gênero Ancylostoma, Toxocara, Trichuris e Strongyloides, seguidos do cestódeo do gênero Dipylidium.
Quais os sintomas de verme de gato?
Os vermes podem causar diarreia, vômito, obstrução intestinal, distensão abdominal e até mesmo retardo de crescimento em gatos filhotes. Entenda:
1 – Perda de peso
Os vermes podem viver livres ou fixos no intestino de gatos, se alimentando de nutrientes e do sangue do animal, levando a um quadro de perda de peso significativa.
Outra manifestação causada por verme de gato é a presença de lesões, que comprometem a digestão e dificultam, ainda mais, a absorção dos nutrientes presentes no alimento.
2 – Mudança na pelagem do gato
Um indício de verme de gato que pode ser identificado pelo tutor é o aspecto da pelagem. Gatos com parasitose podem apresentar pelo fosco e/ou desajeitado.
Isso acontece devido à desidratação e à má absorção de nutrientes, que pode ocasionar uma infecção parasitária e refletir no pelo do gato.
3 – Notou que o abdômen está maior?
Não é porque o bichano está com o abdômen maior que necessariamente ele esteja engordando. Em alguns casos, o inchaço do abdômen pode ser sugestivo de verminose.
Para entender a diferença, o tutor pode realizar um teste rápido apalpando o abdômen e notando se o animal sente desconforto quando ele o toca.
4 – Avalie a gengiva do gato
A gengiva do gato deve estar sempre rosada, pois isso indica que o animal está saudável. Quando ela apresenta tons pálidos ou está branca, o tutor deve ficar atento.
Cores diferentes de gengiva podem sinalizar alguns problemas de saúde, como anemia, ou então outro sintoma que pode ser provocado por parasitas. Em dúvida, a melhor saída é buscar ajuda médica.
5 – Cuidado com a diarreia e as fezes do bichano
A diarreia em gato tende a ser uma das manifestações mais comuns. Por isso, se o pet usa a caixa de areia, verifique a situação das fezes do animal.
Quando escuras ou esverdeadas, pode ser um sinal de que estão com sangue, o que pode indicar que vermes estão fixados nas paredes do intestino delgado, causando sangramento.
Muitas vezes, podem ser eliminados ovos nas fezes, por isso observe com atenção.
6 – Procure por indícios
Além dos sinais que podem ser visíveis nas fezes do gato, observe se tem ocorrido coceira na região do ânus do felino, pois os ovos podem sair do reto e grudar no pelo do felino gerando prurido.
Observe, ainda, a cama e os lugares onde o bichano costuma ficar. Os ovos podem ser vistos por estes espaços. Logo, a higiene ambiental é essencial para o controle da contaminação, bem como o tratamento e acompanhamento do animal acometido.
O gato com verme nem sempre apresenta algum sintoma aparente, por isso, leve-o frequentemente ao médico-veterinário para check-ups regulares.