Blog Equilíbro
Você está vendo: Não categorizado
Pastor alemão é bravo?

Talvez por ser grande e imponente, talvez por geralmente desempenhar o papel de cão de guarda, há uma ideia geral de que o cão da raça Pastor Alemão é bravo. Mas será que isso é mesmo verdade?
Sabemos que o temperamento varia de acordo com cada animal e com a criação e socialização que ele recebeu, principalmente na infância. Por que, então, o Pastor Alemão é tão utilizado como cão de guarda? Confira a seguir.
Pastor Alemão é mesmo bravo?
Não é bem assim! Muitos acreditam que o Pastor Alemão é um cão bravo, mas, quando bem socializado, o animal pode ser bastante amável e carinhoso. Tudo depende dos estímulos que ele recebe quando é filhote.
Essa socialização na infância está ligada à necessidade do animal de enriquecimento ambiental, atividades e brincadeiras que deixarão o pet equilibrado e feliz.
O fato de ele ser bastante utilizado como cão-policial ou cão de guarda não está relacionado ao temperamento do pet, mas sim à sua inteligência e a seu caráter destemido e fiel.
O cão aprende truques com muita facilidade! Além disso, sabemos bem do porte atlético do animal, que é forte e resistente, além do seu espírito protetor.
A importância da socialização do Pastor Alemão
Deu para perceber que a socialização é um fator chave na hora de adotar um Pastor Alemão, não é mesmo?
Para que o seu pet seja calmo e amoroso, é importante que ele conviva desde cedo com diferentes pessoas, pets, sons e objetos. Isso faz com que, no futuro, o pet não tenha medo, insegurança ou reatividade, e evita problemas comportamentais.
Outra questão fundamental é oferecer ao animal exercícios físicos frequentes, com passeios diários e brinquedos que estimulem o cão. Isso faz com que ele seja equilibrado e desenvolva um comportamento amigável e brincalhão. que auxiliam no maior gasto energético.
Há, ainda, alguns fatores que podem promover alterações de comportamento e propiciam episódios de violência, como:
- Ambiente desequilibrado, que provoque medo, raiva, ansiedade ou estresse no pet;
- Falta de gasto de energia;
- Falta de adestramento com comandos básicos;
- Pouca ou nenhuma socialização canina desde filhote.
Curiosidades do Pastor Alemão
Gostou de saber sobre o Pastor Alemão? Conheça mais algumas curiosidades sobre essa raça muito amorosa e fiel.
O Pastor Alemão é muito inteligente
Citamos ao longo deste artigo essa grande qualidade do Pastor Alemão, mas, para se ter uma ideia, no ranking mundial, a raça está em terceiro lugar! Eles perdem apenas para o Border Collie, que ocupa o primeiro lugar, e para o Poodle, que está em segundo.
O Pastor Alemão é muito esportivo
Por ser de grande porte, robusto e cheio de energia, o Pastor Alemão é uma excelente raça para acompanhar o seu tutor na prática de esportes! As corridas, por exemplo, são ótimos exercícios para o pet gastar energia.
O Pastor Alemão é companheiro
Acredita que esse cão que muitos consideram bravo pode ser cheio de chamego? Eles fazem de tudo para proteger os que amam e, por isso, pode até se tornar territorialista e ciumento com outros animais.
Gostou de saber sobre o Pastor Alemão? É hora de socializar o seu pet e tratá-lo muito bem para que seja dócil e amoroso, combinado?