Blog Equilíbro
Você está vendo: Não categorizado
Alimentação e saúde cardíaca dos pets
Uma dieta saudável, variada e rica em diferentes nutrientes é essencial para a saúde dos humanos, e não é diferente com cachorros e gatos. Afinal, há uma forte relação entre a alimentação e saúde cardíaca dos pets, assim como o bem estar geral dos pets.
Conheça melhor essa relação e ofereça o melhor alimento para que o seu animal continue forte e saudável por muito tempo.
Importância da alimentação para a saúde do coração de cães
Junto à prática de exercícios físicos, a dieta é um dos pilares fundamentais para a manutenção da saúde do cão de forma geral.
Se oferecida de forma adequada, ela contribui para todo o bom funcionamento do organismo, inclusive do coração. Também fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir diversas doenças.
Mas, no caso das doenças cardíacas em cães, a dieta vai além: alguns alimentos também contribuem para o tratamento para problemas de coração, junto à administração de medicamentos.
Alimentação no tratamento de doenças do coração
A nutrição é fundamental no tratamento de cães com cardiopatias, capaz de retardar uma doença cardíaca e melhorar a qualidade de vida do animal. Conheça os principais fatores que contribuem para isso.
Estimular o apetite
Rações altamente palatáveis como Equilíbrio podem ajudar a estimular o apetite e a ingestão de comida, especialmente de cães com anorexia ou hiporexia.
Assim, os cães com doenças de coração conseguem se recuperar de maneira mais efetiva e melhorar sua qualidade de vida.
Baixo teor de sódio
A redução do consumo de sódio reduz a pressão dos vasos sanguíneos e diminui a carga de trabalho do coração.
A quantidade de sódio que pode ser consumida pelo pet varia de acordo com o estágio da doença que ele possui. Em casos menos graves, a restrição não precisa ser extrema.
Antioxidantes
Independentemente do tipo de doença cardíaca, os animais que sofrem com problemas de coração têm um aumento no estresse oxidativo.
Isso provoca a redução de antioxidantes naturais, especialmente a vitamina E, que deve ser incluída na dieta do pet.
Ômega-3
Os ácidos graxos essenciais como o ômega-3 ajudam a prevenir a caquexia cardíaca e o risco de arritmia em cães cardiopatas.
Além disso, ainda possui função anti-inflamatória e pode ser encontrado em nozes, castanhas e óleos extraídos de peixes e algas. Geralmente, é oferecido ao cão na ração ou a partir de suplementos.
Aminoácidos
Alguns aminoácidos essenciais também podem contribuir para a saúde do coração. É o caso da arginina, que colabora para a manutenção do tônus vascular normal.
A cartinina, composta por dois aminoácidos essenciais, a lisina e a metionina, também é benéfica, já que é necessária para a oxidação da gordura no coração e ajuda a garantir a energia para o órgão.
A melhor forma de prevenir doenças no seu pet é a partir de uma boa alimentação e prática de exercícios físicos. Que tal começar ainda hoje?