Blog Equilíbro

Você está vendo: Não categorizado

Poodle: a raça da aristocracia francesa que é símbolo da elegância

Cachorro com pelo branquinho e encaracolado: apesar de existirem em várias cores, o primeiro cão que nos vem à mente é o Poodle, famoso por sua pelagem e diferentes portes.

Verdade é que a raça possui ainda outras qualidades: são extremamente inteligentes e ativos, aprendendo truques com facilidade. Conheça melhor o cachorro adorado pelas altas classes francesas e que é pura elegância.

Origem do Poodle

Existem algumas teorias sobre a origem dos Poodles na Europa. Dentre elas, alguns acreditam que os cães venham das estepes asiáticas, enquanto outros defendem a presença da raça no Norte da África, com a sua chegada ao Velho Continente com a invasão moura na Península Ibérica, no século VIII.

Certo é que, na Alemanha, os Poodles foram utilizados para a caça de pássaros em riachos e lagos há mais de quatro séculos. Daí o seu nome; “pudel” ou “pudelin”, que significa chapinhar na água.

Apesar de sua origem alemã no continente europeu, a raça ficou bastante conhecida na França, onde representavam a elegância do país. Ficaram tão famosos que os criadores passaram a produzir versões menores, como o Miniatura e o Toy.

Os franceses, portanto, utilizavam o Standard para caçar animais, o Miniatura médio para caçar trufas e o Toy para companhia das classes superiores da sociedade.

Os Poodles foram registrados pelo Kennel Club em 1874, e pelo American Kennel Club em 1886. A expansão da raça para outros territórios ocorreu de maneira mais forte a partir da Segunda Guerra Mundial, com muito sucesso nos anos 1950.

Queridinhos dos famosos

Saiba que os Poodles já receberam homenagem do compositor Beethoven, que cuidava de um cão da raça. Em homenagem ao pet, escreveu a sinfonia “Elegia à morte de um Poodle”.

Mas a lista de famosos que se renderam ao cão peludo se estende, com nomes como Walt Disney, Elizabeth Taylor, Elvis Presley, Chopin, Rihanna e Katy Perry.

Personalidade do Poodle

Eles são inteligentes, divertidos, atléticos e elegantes: os Poodles são perfeitos para companhia e adaptam-se muito bem à convivência com pessoas.

A raça possui muita energia e adora correr, pular e cheirar outros cachorros. Com um adestramento adequado, podem conviver muito bem com crianças e outros animais.

Os diversos tamanhos da raça possuem temperamentos semelhantes, com exceção do Poodle gigante, de porte grande, que costuma ser mais calmo e latir menos. Os menores, como o Anão e o Toy, podem ainda possuir uma personalidade mais forte.

Características do Poodle

Sabia que o Poodle está em segundo lugar no ranking de raças de cães mais inteligentes? O animal aprende truques com muita facilidade, são bastante fiéis aos tutores e obedientes.

Outra curiosidade é que esses cães costumam dormir muito. Seu sono de beleza pode durar cerca de 12 a 13 horas por dia!

Dentre suas características mais marcantes, no entanto, está a pelagem encaracolada do animal, com variedade de cores como branco, preto, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado. Mesmo assim, não possuem queda de pelos excessiva e a escovação pode ser realizada apenas uma vez por semana.

Diferentes tamanhos 

É possível encontrar quatro variedades de Poodle, que possuem tamanhos diferentes:

  • Poodle Gigante: altura média de 52,5 cm e peso de 21 a 23 kgs;
  • Poodle Médio: altura média de 40 cm e peso de 11 a 14 kg;
  • Poodle Anão: altura média de 31,5 cm e peso de 6 a 7 kg;
  • Poodle Toy: altura média de 25 cm e peso de 2,5kg.

Doenças que o Poodle pode desenvolver

O Poodle é uma raça em geral bastante saudável e podem viver por muito tempo, até se tornarem um cão idoso. O recorde de idade do Poodle aconteceu no Alabama, em que um animal da raça viveu por 27 anos. A média de idade do cão, no entanto, é de 18 anos.

A saúde é tanta que as doenças que eles costumam apresentar estão relacionadas a questões genéticas ou à idade do animal.

Entre elas, podemos destacar a displasia de cotovelo e luxação de patela, que geram desconforto e dor no animal e atrapalhar a sua locomoção. O cão pode ainda desenvolver doenças oftálmicas como a catarata.

Cuidados necessários com o Poodle

Cães bastante energéticos, os Poodles precisam movimentar-se com frequência  e ser socializados para ter uma boa qualidade de vida.

Devem estar constantemente ocupados e, se deixados sozinhos por longos períodos, podem desenvolver um comportamento destrutivo.

Gostou de conhecer sobre o Poodle? Que tal adotar essa raça elegante e muito inteligente?