Blog Equilíbro
Você está vendo: Não categorizado
Alimentação cachorro e gato: qual é a quantidade adequada?
Os tutores de pets conhecem bem aquela cara de pidão e os olhinhos implorando por comida. A tentação de oferecer petiscos o tempo todo é grande, mas sabemos que o excesso de comida pode comprometer a alimentação de cachorro e gato.
Isso porque o sobrepeso ou até a obesidade são fatores de risco para uma série de doenças e podem piorar significativamente a saúde do pet.
Saiba quanto de comida oferecer ao seu animal de estimação e mantenha-o no peso adequado.
Quantidade de ração indicada para cães
A quantidade de ração que deve ser oferecida aos cães varia, principalmente, de acordo com a raça do animal, seu porte (cão de pequeno porte ou grande) e idade.
Afinal, faz sentido que cães maiores tenham de comer mais, certo? Também faz sentido que a alimentação de cachorro filhote tenha mais calorias para o pet crescer e se desenvolver, enquanto um cão idoso tende a ser mais sedentário e menos ativo, e por isso necessita de menos energia?
O quadro de saúde é outro fator a se considerar: cães com necessidades específicas, como os castrados ou com quadro de obesidade podem precisar de rações especiais.
A melhor forma de saber a quantidade correta para o pet é consultando um médico veterinário ou, caso o animal seja saudável, lendo as especificações que aparecem na própria embalagem de ração. Isso porque, de acordo com a marca da ração, as quantidades também podem mudar.
Pode-se, no entanto, considerar aproximadamente as seguintes quantidades:
- 1 a 3 kg: até 60 g por dia;
- 3 a 5 kg: de 60 a 85 g por dia;
- 5 a 7 kg: 8 a 110 g por dia;
- 7 a 10 kg: 110 a 145 g por dia;
- 10 a 25 kg: 145 a 290 g por dia;
- 25 a 45 kg: 290 a 445 g por dia;
- 45 a 60 kg: 445 a 555 g por dia;
- 60 a 70 kg: 555 a 620 g por dia.
Quantidade de petiscos indicada para cães
Mesmo que os petiscos sejam saudáveis, eles certamente contém calorias extras que podem fazer a diferença do dia a dia do seu pet.
A quantidade que pode ser oferecida ao animal varia, mais uma vez, de acordo com o tamanho e o peso do pet, mas pode-se ter em mente que ela deve corresponder a cerca de 5% da alimentação diária do cão.
Quantidade de ração indicada para gatos
Saber quanto oferecer de ração para um gato é uma tarefa mais fácil, já que os bichanos costumam ter tamanhos mais semelhantes que os cães. Nesse caso, é importante se atentar nas porções adequadas para a alimentação de gato filhote:
- 2 a 3 meses: 40 g a 50 g;
- 3 a 4 meses: 50 g a 60 g;
- 4 a 6 meses: 60 g a 70 g;
- 6 a 12 meses: 70 g a 80 g.
No caso dos adultos, os animais podem ser classificados em pequenos ou grandes:
- Pequenos (3 kg a 4 kg): 40 g a 55 g por dia;
- Grandes (5 kg a 6 kg): 55 g a 75 g por dia.
As quantidades são aproximadas, mas o indicado é sempre seguir as orientações do rótulo da embalagem de ração.
Também há casos de gatos que precisam de rações diferentes. É o caso de idosos, gestantes, animais com alguma doença ou gatos acima do peso, por exemplo.
Quantidade de petiscos indicada para gatos
Os petiscos podem ser dados todos os dias para os gatos, desde que não seja em excesso. Mais uma vez, a informação depende do tamanho e do peso do pet.
Uma dica é quebrar um petisco em pedaços pequenos e oferecê-los em diferentes momentos.
Pronto, agora você já sabe como fazer a alimentação de cachorro e gato da forma adequada, oferecendo muita saúde para o pet!