Blog Equilíbro

Você está vendo: Não categorizado

Alergias alimentares em cães: conheça os principais sintomas

Leite, castanhas, frutos do mar… Não são poucas as pessoas alérgicas a esses alimentos e que devem tomar certos cuidados na hora de fazer as refeições. Mas você sabia que também existem alergias alimentares em cães?

Acredite, os pets também podem ter sensibilidade a certos alimentos e desenvolver reações a eles. Saiba como isso acontece e o que fazer se esse for o caso do seu peludo.

Causas das alergias alimentares em cães

Não se sabe exatamente a causa das alergias alimentares nos cães. Elas podem acontecer em qualquer idade do animal e são mais comuns em algumas raças, como o West Highland White Terrier, o Cocker Spaniel e os Setter Irlandês.

Também há relatos em raças como Boxer, Dachshund, Labrador, Collie, Schnauzer, Shar Pei, Poodle, Lhasa Apso e Teckel.

Quais alimentos mais causam alergias alimentares em cães?

Entre os alimentos que mais costumam apresentar alergias alimentares, estão proteínas como a carne de vaca e de frango, logo à frente dos produtos lácteos e do trigo.

Entre os ingredientes que mais apresentam reações, podemos citar:

  • Carne bovina;
  • Frango;
  • Cordeiro;
  • Produtos lácteos;
  • Ovos;
  • Soja ou glúten (de trigo);
  • Arroz, milho e batata, menos comuns;

É de se notar que muitos destes alimentos também estão presentes nas rações Super Premium, que possuem ingredientes, em especial proteínas, de maior qualidade em sua composição.

Quando a reação é observada, portanto, é importante que o cão tenha o seu alimento trocado por uma composição hipoalergênica.

Como funciona a alergia alimentar em cães?

A alergia alimentar nos cães acontece principalmente a partir do sistema imunológico dos pets, que atua contra substâncias tóxicas e microrganismos dos alimentos. Nos animais alérgicos, ele acaba reagindo a certos ingredientes, produzindo uma resposta exacerbada do organismo do peludo.

Para isso, é preciso que o animal já tenha tido algum contato prévio com o alimento. Por isso, é possível que o seu pet desenvolva uma alergia a um ingrediente que já tenha ingerido e que anteriormente não tenha apresentado os problemas.

Sintomas das alergias alimentares

Os sintomas para a alergia alimentar nos cães podem ser diversos, mas os mais comuns são dermatológicos e gastrointestinais. É importante ficar atento a:

Qual é o tratamento para a alergia alimentar em cães?

O único tratamento possível para a alergia alimentar em cães é eliminar a exposição do animal ao ingrediente que provoca a reação

Nesse caso, é oferecida ao animal uma opção de ração hipoalergênica, comercial ou caseira. Diversas marcas de ração possuem linhas para paladares sensíveis que podem ser utilizadas neste caso.

É importante que a administração desse alimento seja acompanhada por um médico veterinário, que saberá investigar a origem da alergia e indicar a melhor opção para o pet.

Pronto! Agora que você sabe sobre as alergias alimentares em cães, está na hora de colocar os cuidados em prática e ajudar o seu pet alérgico.