Blog Equilíbro

Cães de pequeno porte: cuidados na alimentação

Eles são pequenininhos, mas merecem muito amor! Os cães de pequeno porte, que costumam ser adotados por pessoas que vivem em apartamentos e espaços menores, têm as suas necessidades especiais na hora da alimentação.

Isso porque a dieta desses animais deve ser adequada para o tamanho do seu corpo e suas necessidades nutricionais. Entenda melhor a seguir.

Maior teor calórico

Isso mesmo: cães de pequeno porte necessitam de alimentos com maior teor calórico por cada quilo de peso e mais densos em nutrientes, se comparados a cães grandes. 

É que esses animais possuem a relação entre o tamanho do corpo e massa corporal mais elevada, o que significa que eles tendem a possuir um metabolismo mais acelerado e precisam consumir mais energia

Além disso, seus estômagos são menores, o que faz com que eles necessitem de rações com níveis mais elevados de proteína, carboidratos e gordura.

Palatabilidade

Os cãezinhos também costumam possuir apetites mais caprichosos, o que torna a elaboração de ração para esses animais um desafio: além de ser nutritiva, ela tem de ser deliciosa!

A dieta do animal deve possuir ingredientes que, além de o manterem saudável, desperte duas papilas gustativas e os incentive a comer com gosto.

Tamanho do grão

Com mandíbulas e dentes menores, os cães de pequeno porte necessitam de pedaços menores de ração para conseguir mastigar de forma adequada.

Isso vale especialmente para as raças consideradas pequenas ou miniatura, que podem ter dificuldades em comer ração para cachorros grandes.

Controle do peso

Mesmo precisando de mais calorias, cães de pequeno porte ainda podem sofrer de obesidade e sobrepeso. Para raças extremamente pequenas, como os toy, oferecer um pouco mais de ração pode ter consequências sérias para a saúde do animal.

Para evitar essa situação, é importante monitorar o seu peso e oferecer uma boa ração em quantidades adequadas.

Outras vitaminas

Algumas raças pequenas podem ainda se beneficiar de nutrientes extra que tragam benefícios para a pele e o pelo brilhante, como a vitamina A, ácidos graxos essenciais e proteína de alta qualidade. 

cães de pequeno porte

Nesse caso, vale procurar por opções de ração específicas para cada raça de cão, como ração para Maltês, Spitz e Yorkshire.

Ração para cães de pequeno porte Equilíbrio

A Equilíbrio oferece diversas opções de ração voltadas especialmente para cães de pequeno porte.

A Cães Porte Pequeno Filhote Frango, por exemplo, é um produto Super Premium que agrada os paladares mais exigentes. Possui glutamina em sua composição, que colabora para o aumento da imunidade, e uma combinação exclusiva de fibra natural, pré e probiótico para a saúde intestinal.

A Cães Porte Mini Filhotes Frango também potencializa o sistema imunológico, desta vez para cachorros de raças mini. Ela estimula o desenvolvimento e o aprendizado dos pequenos com nutrientes e proteínas de alta qualidade.

Para os adultos, a opção Cães Pequeno Porte Adulto Light Frango auxilia no controle de peso com uma formulação de baixa caloria, inclusão de fibras e L-Carnitina e reforços nutricionais para articulações sobrecarregadas de cães obesos ou em sobrepeso.

Ainda há a opção Cães Porte Pequeno Adulto Sensível Cordeiro, para cães com paladar exigente. Ela possui proteína com um sabor especial e alta digestibilidade. 

Por fim, para os seniores, a ração Cães Pequeno Porte Adulto Sênior Frango promove o envelhecimento saudável com suporte às defesas naturais a partir de um complexo de antioxidantes.

E então? Já escolheu a melhor opção para o seu cão de pequeno porte?