Blog Equilíbro

Diarreia em gatos: causas e tratamento

Ela não deve ser subestimada: a diarreia em gatos é um problema que pode afetar de forma profunda o animal, que já tende a sofrer com desidratação. Por isso, ao menor sinal, é necessário procurar ajuda médica. 

Conheça a seguir algumas das doenças que podem causar diarreia nos gatos e como evitar esses casos.

Sintomas de diarreia em gatos

Existem dois tipos de diarreia em gatos: aguda, quando é passageira, e crônica, quando os episódios ocorrem de forma recorrente. Afinal, um quadro de diarreia pode ser provocado por algum alimento ingerido por acidente ou por questões mais graves, como sintoma de uma doença.

Cabe ao médico veterinário investigar a causa da diarreia de acordo com este e outros sintomas que possam estar associados a ela, entre eles:

  • Fezes com a consistência alterada: aguadas e moles;
  • Fraqueza, apatia e febre;
  • Presença de sangue ou muco nas fezes;
  • Desidratação, que causa pulso fraco, batimentos cardíacos acelerados e até mesmo arritmia cardíaca;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Cólicas;
  • Perda de força muscular.

Causas da diarreia em gatos

É difícil dizer com certeza o motivo de um episódio de diarreia sem o acompanhamento de um profissional. São muitas as possibilidades que podem provocar alteração nas fezes dos bichanos. No entanto, alguns casos são mais comuns, como:

Verminoses

Entre os casos mais frequentes de diarreia em gatos, está a ação de parasitas intestinais como lombrigas, ténias e protozoários, que causam doenças como por exemplo giardíase, tritrichomonose ou coccidiose. Eles alteram a absorção de água e nutrientes e deixam as fezes amolecidas.

Dependendo do parasita, a alteração pode ocorrer de forma intensa ou aos poucos, e esse caso é especialmente comum em filhotes.

Doenças sistêmicas

A verdade é que alterações em diversos órgãos e sistemas do bichano podem provocar diarreia, como pancreatite, hipertireoidismo, doença renal, hepatite e tumores.

Doenças bacterianas também afetam os gatos, como salmonelas e Campylobacter, e viroses, como no caso da panleucopenia felina, parvovírus, coronavírus,  FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLv (leucemia felina).

Alteração na dieta

Atenção: se o gato está acostumado a comer de determinada forma, isso não pode ser mudado do dia para a noite. Alterações bruscas na alimentação dos bichanos podem causar alterações na saúde do intestino e provocar a diarreia no pet.

Em casos de mudança alimentar como o desmame ou troca de ração, é importante que o tutor faça a transição aos poucos, com a orientação de um profissional da saúde.

Alergias, deficiências e intolerâncias a certos alimentos também podem causar diarreia, assim como a ingestão de alimentos estragados.

Doença inflamatória intestinal

Esta doença crônica pode causar diarreia nos gatos, com sintomas semelhantes ao de uma alergia alimentar. 

Por isso, é de extrema importância levar o bichano a um médico veterinário, onde ele será devidamente diagnosticado.

Mudança na rotina

Gato em casa é bastante sensíveis à rotina, e uma simples alteração no ambiente em que vive pode trazer consequências físicas a ele.

Nesse caso, o ideal é evitar que o animal passe por situações de stress e fazer a mudança aos poucos, tornando-a o mais tranquila possível ao pet.

Produtos tóxicos ou envenenamento

A ingestão de antibióticos ou de produtos e alimentos proibidos para gatos também pode causar diarreia. 

Em alguns casos, o envenenamento pode ser mais grave, e é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Tratamento da diarreia em gatos

Para indicar o melhor tratamento para a diarreia em gatos, é preciso entender o que está causando este sintoma.

Quando observarem que seu bichano passou por essa situação, os tutores podem oferecer água fresca e limpa ao animal para evitar a desidratação. Também é importante permitir que o animal descanse para recuperar a energia e que ele se alimente bem.

Como prevenir a diarreia em gatos?

Para prevenir este inconveniente, o tutor pode manter a vermifugação do gato em dia, assim como as visitas ao médico veterinário.

Evitar mudanças drásticas de rotina e oferecer ao pet rações de qualidade também são boas medidas para combater esse quadro.

Gostou das dicas? É hora, então, de colocá-las em prática e ajudar seu gato com diarreia. Boa sorte!