Blog Equilíbro
Você está vendo: Não categorizado
Gato macho ou fêmea? Diferenças de comportamento entre os pets

Com anatomias bastante semelhantes, nem sempre é fácil diferenciar um gato macho ou fêmea. Quanto à personalidade, gatos de sexos opostos podem agir de forma bastante distinta, mas há exceções.
Entenda as principais diferenças entre o sexo dos bichanos quando o assunto é comportamento e se isso realmente importa na hora de escolher o seu próximo animal de estimação.
Existe diferença entre gato macho ou fêmea?
Nem sempre é possível prever o comportamento de um gato pelo sexo, seja ele feminino ou masculino. Afinal, o temperamento de cada animal depende de sua individualidade e da forma como foi criado.
Existem, no entanto, alguns tipos de comportamento que são mais comuns em gatos machos, e outros que são observados com maior frequência nas fêmeas.
Essas informações podem ajudar a guiar quem deseja adotar um bichano, mesmo que possam variar de acordo com cada animal.
Personalidade do gato macho
Gatos machos tendem a ser mais territorialistas, marcando seu território a partir dos cheiros. Por isso, possuem maiores chances de urinar fora da caixa de areia, principalmente se não estiverem castrados.
Eles também costumam possuir mais energia, com maior necessidade de brincadeiras e enriquecimento ambiental. As fugas podem ser mais frequentes após a maturidade sexual, quando o pet sai em busca de uma parceira.
A maior parte desses comportamentos, no entanto, pode ser amenizada com a castração do peludo, quando é mais fácil manter o gato em casa.
Personalidade da gata fêmea
Enquanto o gato macho é mais agitado, a fêmea tende a ser mais tranquila e caseira. São também mais carinhosas, mesmo que essa característica varie de acordo com o pet.
Fisicamente, elas costumam ser um pouco menores que seus parceiros e passam pelo cio, em que os riscos de fuga aumentam e elas fazem bastante barulho para atrair a atenção do sexo oposto.
Atenção! Mesmo que a gata não costume ser tão enérgica quanto o gato, as brincadeiras e o enriquecimento ambiental do espaço em que ela vive são fundamentais para seu bem estar.
Independentemente do sexo, a castração deve ser considerada, porém, é essencial que tenha orientação prévia de um médico-veterinário sobre quando realizar. No caso das gatas, a mudança de comportamento com a castração as torna ainda mais dóceis e caseiras após o procedimento, diminuindo as fugas e as vocalizações excessivas do cio, além de prevenir doenças.
Macho ou fêmea: qual escolher?
As principais diferenças comportamentais entre gato macho ou fêmea, como a marcação de território, vocalização excessiva ou fugas, estão relacionadas à libido do pet. Por isso, após a castração, os animais costumam ficar mais sossegados e se comportarem de maneira mais parecida.
Além disso, cada animal possui sua personalidade própria: uma gata pode ser mais agitada e evitar carinho, enquanto um macho pode viver grudado em seu tutor.
Para a pessoa que busca adotar um bichano, o ideal é conhecer diversos animais e escolher aquele com quem se identificar mais, seja ele gato macho ou fêmea.
Pode ser difícil, inclusive, identificar o sexo de um gato sem a ajuda de um veterinário, já que os órgãos sexuais do animal não são aparentes.
Independentemente do sexo do gato, a linha Equilíbrio para gatos oferece uma dieta saudável para o peludo em todas as fases da vida. Com alimentos para filhotes, adultos e seniores, castrados ou não castrados, de diferentes sabores, certamente é uma boa opção para o seu pet.
E então? Que tal oferecer a melhor qualidade de vida ao seu gato, seja ele macho ou fêmea?