Blog Equilíbro
Você está vendo: Não categorizado
Doenças cardíacas em cães: conheça as principais
É sempre importante ficar atento à saúde do coração, órgão responsável por bombear sangue para todo o corpo. Não é diferente com os pets, que também podem adquirir doenças cardíacas graves.
Para que o tutor saiba ajudar seu animal, é preciso que ele conheça os sintomas de eventuais problemas do coração e procure ajuda médica ainda no início da enfermidade.
Conheça melhor as principais doenças cardíacas em cães e proteja o seu pet.
Principais doenças cardíacas em cães
Para proteger o seu cão de cardiopatias, é importante conhecer as principais delas, que mais atingem os pets. Podemos citar:
- Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC): acontece quando o coração não bombeia sangue suficiente, o que dificulta o fluxo normal por acumular sangue nos vasos e pode gerar acúmulo de líquido no corpo do pet;
- Valvulopatia: formada por uma falha anatômica nas válvulas cardíacas, a doença leva ao descontrole do fluxo sanguíneo e pode provocar insuficiência cardíaca;
- Cardiomiopatia Dilatada: nesse caso, as câmaras cardíacas são dilatadas, o que deixa o músculo tão fino ou enfraquecido que não consegue se contrair o suficiente, atrapalhando o devido fluxo para os órgãos vitais;
- Dirofilariose: transmitida por picadas de mosquitos, é causada por um verme que se aloja no coração, atrapalhando o fluxo normal do sangue. Pode afetar também os humanos.
Sintomas de doenças do coração caninas
Se o tutor está em dúvida sobre a possibilidade do pet apresentar alguma dessas doenças cardíacas, ele precisa observar os sinais que o cão apresenta, como:
- Dificuldade para realizar atividades simples, como levantar ou comer;
- Ficar ofegante ao caminhar, mesmo que distâncias curtas;
- Ficar com a língua arroxeada em alguns momentos do dia;
- Tosse sem motivo aparente;
- Desmaios súbitos.
Se for possível detectar algum desses sinais no seu animal de estimação, é melhor procurar ajuda médica rapidamente.
Tratamento de doenças cardíacas em cães
É sabido que o tratamento pode variar de acordo com a doença cardíaca diagnosticada no animal. Por isso é tão importante o atendimento médico especializado: para que o profissional possa recomendar o melhor tratamento para o pet.
As ações necessárias também podem variar de acordo com a gravidade da doença e outros fatores, como a idade do cachorro.
Em alguns casos, não é possível iniciar um tratamento diretamente voltado à doença, e é preciso primeiramente melhorar a qualidade de vida do pet em com uma alimentação adequada ao cão e, se necessário, o uso de suplementos. Por vezes, as atividades físicas também devem ser evitadas.
Prevenção para as cardiopatias
Quer deixar o coração do seu pet forte? Coloque ele para se exercitar! Afinal, as atividades físicas são uma das principais formas de proteger a saúde do coração.
Outro passo fundamental para a prevenção de doenças cardíacas em cães é uma alimentação saudável, com nutrientes em quantidades corretas.
Por fim, é fundamental, para a prevenção de todo tipo de doença, levar o animal para consultas médicas regulares e exames de check-up. Assim, será possível reconhecer possíveis doenças em seu estágio inicial, quando o tratamento é mais simples e a qualidade de vida do cão pode ser menos comprometida.
Atenção especial para raças que têm predisposição genética para esse tipo de doença, como o Cavalier. Deve-se realizar exames mais específicos, que podem ser recomendados por um profissional.
Agora, é só cuidar do seu cão e atentar-se aos sintomas de doenças cardíacas em cães. Boa sorte!