Blog Equilíbro

Alimentos proibidos para gatos: tome cuidado com eles!

Seja uva passa, cebola ou leite e derivados, há uma série de alimentos proibidos para gatos que a maior parte dos tutores nem imagina. 

O ideal é que a alimentação dos bichanos seja composta principalmente por ração e petiscos adequados aos gatos, mas é claro que alguns alimentos podem ser oferecidos aos pets eventualmente.

O importante é sempre checar se o ingrediente pode ser prejudicial à saúde do gato. Conheça, a seguir, alguns dos ingredientes tóxicos para o animal, e mantenha longe do pet.

Chocolate

Não é só para cães que o chocolate pode ser um perigo! O alimento também afeta os gatos e pode causar vômitos, problemas cardíacos, convulsão e até morte.

Isso acontece devido à teobromina, substância especialmente elevada no chocolate preto ou cacau puro, que é fatal para os bichanos. Assim, quanto maior a quantidade de cacau no chocolate, mais perigoso ele é para o gato.

Uva

Nem todas as frutas e alimentos naturais são saudáveis para os bichanos. Um bom exemplo disso é a uva e a uva passa, que podem levar o animal à morte.

Isso porque ela ataca o rim e pode levar à falha renal de forma muito rápida e mesmo em pequenas quantidades. Os vômitos podem ocorrer dentro de 12 horas de digestão e outros sintomas, como letargia, diarreia, redução de apetite, dor abdominal e redução de micção, após 24 horas da intoxicação.

Alho e cebola

Tão comuns no tempero brasileiro, a cebola e o alho são perigosíssimos para os gatos. Esses alimentos atacam as hemácias, as células vermelhas do sangue, levando a um quadro de anemia. Também podem agredir o estômago e resultar em uma gastrite.

E isso não vale apenas para os ingredientes isolados, mas para qualquer alimento que possuir esses temperos, como nosso simples arroz branco.

Leite e derivados

Quem diria que o leite de vaca faria mal para os gatos, não é mesmo? A verdade é que essa bebida e seus derivados, como queijos e iogurtes, podem causar sintomas como diarreia, vômitos e dores de barriga nos pets.

A explicação é simples: grande parte dos felinos adultos são intolerantes à lactose. Mesmo os filhotes podem apresentar algumas reações e, por isso, devem consumir leites especiais e sob a indicação e orientação de um veterinário.

Ovo cru

É improvável que alguém pense em oferecer um ovo cru ao gato, e é melhor assim! O alimento contém uma substância que impede os bichanos de absorverem vitamina B, muito importante no organismo dos pets.

Assim, mesmo que eles peçam pelo alimento, é importante que não seja oferecido a eles pelo bem da saúde do animal.

Café

Seja a bebida ou apenas o pó, o nosso cafezinho de todo dia é perigoso para os bichanos, já que a cafeína pode fazer muito mal a eles.

Além da hiperatividade, ela pode causar o aumento da atividade cardíaca e até convulsões. Já pensou em passar por isso devido a um simples café?

Álcool

Por mais que não se passe à cabeça de tutores oferecer bebidas com teor alcoólico aos bichanos, é importante atentar-se às latas de lixo, onde restos de bebidas podem ficar acessíveis a eles.

Mesmo em pequena quantidade, o álcool pode causar problemas no fígado, danos cerebrais e até deixar o pet em coma.

Carne crua

Salmonella e Doença de Aujeszky, a pseudo-raiva: essas são algumas doenças que os gatos podem contrair se consumirem carne crua infectada.

Por isso, o ideal é evitar oferecer esse tipo de alimento ao bichano, mesmo que o gato possua uma natureza carnívora. As rações desenvolvidas para eles já possuem carnes em quantidades adequadas e seguras para os felinos.

Abacate

Com gordura boa e diversas características positivas para os humanos, o abacate pode ser uma má ideia para a alimentação dos gatos.

Isso porque ele possui a toxina persin, que pode gerar nos pets problemas como dificuldades respiratórias, edemas e lesões no músculo cardíaco.

Ossos

Por fim, aqueles restos de ossos da alimentação humana não devem ser oferecidos aos gatos sob nenhuma hipótese!

Eles são extremamente perigosos por poderem perfurar o organismo dos pets por dentro

Agora que você sabe dos principais alimentos perigosos aos gatos, é hora de proteger o seu bichano e oferecer a ele uma dieta segura e equilibrada. Boa sorte!