Blog Equilíbro
Gato acima do peso: como reconhecer?
Ninguém resiste àquelas dobrinhas na barriga dos gatos, nós sabemos! Acontece que, dependendo do caso, elas podem ser um sinal de preocupação. Isso porque é difícil identificar um gato acima do peso, já que a característica depende do porte, raça e até idade do animal.
Confira algumas dicas de como detectar a obesidade no bichano e como agir em caso positivo.
Peso ideal para os gatos
Pode ser desafiador descobrir o peso ideal de um gato, já que esse valor depende da sua idade, sexo e até raça. Um gato que esteja com sobrepeso excede entre 15% e 30% do seu peso ideal.
De forma geral, pode-se dizer que o peso ideal de um gato adulto sem raça definida (SRD, ou os conhecidos “vira-latas”) fica entre 3 e 4 quilogramas para fêmeas e 4 e 5 quilogramas para machos.
Como saber se o gato está acima do peso
Pesar um gato que não para de se mexer em uma balança não é nada fácil. Uma técnica bastante utilizada por tutores para entender se o bichano está com sobrepeso é tocar a região das costelas do pet. Caso não consiga sentir os ossinhos, você deve se preocupar com o peso do seu animal.
Mas, se você ainda estiver em dúvida, é importante visitar um médico veterinário, que poderá dizer com certeza se o seu pet possui algum risco.
Riscos da obesidade em gatos
Não é pela estética: animais acima do peso possuem mais problemas de saúde e esse quadro pode servir como fator de risco para uma série de doenças, como:
- Diabetes mellitus;
- Hipertensão;
- Alto colesterol;
- Complicações hepáticas;
- Doenças do Trato Urinário Inferior de Felinos;
- Doenças osteoarticulares;
- Doenças cardiorrespiratórias;
- Dermatopatias não-alérgicas;
- Lipidose hepática;
- Aumento do risco anestésico;
- Diminuição da função imune;
- Distocia.
Obesidade em gato castrado
Uma tendência tem feito diversos tutores de gatos se perguntarem se castração engorda.
A verdade é que, após a castração dos bichanos e retirada de ovários ou testículos, as quantidades de determinados hormônios diminui, o que faz com que o metabolismo do pet diminua.
Por isso, animais que passaram por essa cirurgia tendem a ganhar peso e precisam de uma alimentação especial, com a melhor ração para gato castrado e que pode ser sugerida pelo médico veterinário.
Tratamento para obesidade em gatos
Quando um humano deseja emagrecer, a orientação dos profissionais de saúde é por uma dieta especial e a prática constante de exercícios físicos.
O mesmo se aplica para os peludos. No caso deles, é importante que um médico veterinário possa recomendar uma dieta especial para o gato, que ajude no seu emagrecimento.
Dietas muito restritivas, no entanto, não são uma boa ideia, já que podem levar a uma perda de nutrientes e causar sérios problemas de saúde. Nesse sentido, rações como a linha Light Equilíbrio podem ajudar o pet a manter o seu peso ideal de forma saudável.
É indicado ainda que o animal pratique exercícios físicos com frequência, sendo estimulado em casa ou realizando passeios com o seu tutor.
Esperamos que tenha gostado de saber sobre gato acima do peso e como ajudar o animal. Agora, é importante colocar as dicas em prática para trazer maior bem estar e saúde ao seu pet. Boa sorte!