Blog Equilíbro

Você está vendo: Comportamento

Galgo Italiano: conheça a raça queridinha da monarquia europeia

Eles são esguios e, por isso, muito velozes, podendo alcançar os 40 km/h: estamos falando do Galgo Italiano, uma raça de cachorro bastante semelhante ao Galgo Inglês, mas menor.

Ela é ideal para quem vive em espaços menores, mas tem muita disposição para levar o pet para correr com frequência! E então? Quer saber mais sobre essa raça tão querida ao longo da história?

Origem do Galgo Italiano

Pode-se encontrar registros da raça Galgo Italiano há mais de 2 mil anos. Já no Egito Antigo o cão poderia ser encontrado mumificado junto aos túmulos de faraós.

Acredita-se, no entanto, que a raça surgiu na Itália, e daí o seu nome. Ela teria sido trazida pelos romanos para o Mediterrâneo durante o século VI a.C. e logo tornou-se o queridinho da nobreza grega e romana.

Sua fama entre os poderosos não parou por aí: entre os séculos XVI e XVII, integrou cortes de monarcas europeus como a Maria da Escócia, Carlos I, Frederico, o Grande, e a Rainha Vitória. 

Esse amor da realeza pelo animal foi tanto que ficou documentado em diversas obras de arte renascentistas. Hoje, é possível encontrar o cão em pinturas de Giotto Carpaccio, David Bosch e Memling, onde ele era o centro das atenções.

Uma história famosa povoa o imaginário do Galgo Italiano: diz a lenda que um rei africano trocou 200 vacas por um cão dessa raça adorável!

Mas foram os estadunidenses os responsáveis pela manutenção da raça até a atualidade. O animal chegou ao país no final do século XIX, e foram eles quem mantiveram e oficializaram a raça após a Segunda Guerra Mundial.

Instinto de caçador do Galgo Italiano

Não é à toa que, além de ser um cão de companhia, o Galgo Italiano era muito utilizado para a caça. O animal está sempre atento a tudo o que se mexe, é parte de seu instinto. 

Por isso, os tutores desse animal devem sempre estar atentos aos carros que, hoje em dia, são a presa favorita do pet.

Personalidade do Galgo Italiano

Amável, carinhoso e companheiro: todas essas são qualidades que podem ser atribuídas ao Galgo Italiano. 

Para isso, é preciso que o animal seja socializado desde cedo, já que ele pode levar algum tempo para estabelecer conexões e costuma ser tímido. Se isso acontecer, ele tem tudo para ser um bom amigo.

Os Galgos Italianos são ativos e necessitam de exercício físico, mas, ao mesmo tempo, são bastante afetuosos e apegados aos seus tutores e gostam do conforto do lar. Por isso, requerem muita atenção, e não são recomendados para pessoas que passam o dia fora de casa.

O pet ainda pode se dar bem com crianças e até com outros animais, como os gatos. Com estranhos, ele pode apresentar uma atitude desconfiada, o que se dá pelos ciúmes do tutor.

Características do Galgo Italiano

O Galgo Italiano é uma versão menor do Galgo, e carrega em si toda a elegância desta raça. A pelagem curta e sedosa pode apresentar diversas tonalidades, e faz o animal não se adaptar a temperaturas muito frias e sempre pedir carinho para se aquecer.

Ele é magro, com cabeça e focinho bastante finos, o que o torna bastante veloz, podendo chegar aos 40 km/h. Quando adulto, costuma pesar entre 4 e 5 kg, com uma altura de 32 a 38 cm.

Os tutores podem esperar ainda que essa raça viva bastante: a expectativa de vida do pet é de 14 a 15 anos.

Doenças que o Galgo Italiano pode desenvolver

Não há muitas doenças que costumam afligir o Galgo Italiano. Os principais problemas de saúde da raça estão relacionados com a facilidade de quebrar os ossos das pernas.

Também é possível que eles desenvolvam doenças de vista hereditárias comuns em diversas raças e, por isso, é importante realizar testes oculares durante a vida do pet.

Cuidados necessários com o Galgo Italiano

Não à toa o Galgo Italiano adora correr! Quem cuida desta raça de cão deve estar ciente disso e possibilitar ao animal ao menos uma hora de exercício físico por dia

Mas, atenção: as atividades devem ser acompanhadas, já que há o perigo do animal sair em disparada atrás de uma presa (lembre-se que ele pode alcançar os 40 km/h) ou ainda quebrar os ossos de seus membros delicados.

Por ter um estômago relativamente pequeno, o pet deve comer pouco e de forma frequente, com uma ração para cães de porte pequeno como a Equilíbrio Adult Small Breeds, que combina a ação de prebióticos e probióticos, ideais para a saúde do animal.

A maior preocupação, no entanto, está na escovação dos pelos, que deve ser realizada semanalmente. Sim, apesar da pelagem curta, há bastante queda de pelos entre os cães da raça.

Os banhos podem ser dados ocasionalmente, uma vez por mês, por exemplo. A higiene oral é importante, já que a raça costuma atrair problemas de saúde dentária.

E então, gostou de conhecer essa adorável e afetuosa raça?