Blog Equilíbro

Enriquecimento ambiental: como implementar na sua casa

Pais de pet afirmarão: os animais de estimação fazem parte da família! Apesar do lugar especial que eles ocupam na nossa vida, é importante lembrar que os cães e gatos ainda são animais e precisam de certos estímulos, que podem ser oferecidos a eles a partir de práticas de enriquecimento ambiental.

Entenda como você pode tornar a vida do seu animal mais saudável com simples atividades que estimulem seu comportamento natural.

O que é enriquecimento ambiental?

Para melhorar a qualidade de vida do pet, é preciso começar compreendendo o que significa enriquecimento ambiental. O termo se refere a nada mais que uma série de práticas que têm como objetivo estimular o animal, seja ele cão, gato ou qualquer outro companheiro que você tenha em casa.

Existem diversos tipos de enriquecimento ambiental, e o certo é que tais práticas colaboram para a diminuição dos níveis de stress e ansiedade do pet, já que permite que ele se comporte de uma forma mais próxima de como faria na natureza. 

Quais são os benefícios do enriquecimento ambiental para o pet?

 A melhora da saúde emocional é um sinal determinante das práticas de enriquecimento ambiental, mas os benefícios dessas práticas não se limitam a isso. Elas ainda:

  • Previnem comportamentos agressivos;
  • Aumentam a confiança e o bem-estar;
  • Aumentam o gasto energético do animal;
  • Favorecem a agilidade do pet;
  • Diminuem o medo.

Como fazer enriquecimento ambiental na sua casa?

Agora que conhecemos os benefícios do enriquecimento ambiental para o pet, é hora de entender os tipos de práticas que podemos implementar em casa.

Brinquedos

Oferecer brinquedos a cachorros e gatos não parece nenhuma novidade, mas é fato de que alguns objetos podem divertir muito os pets e ainda colaborar para seu comportamento natural e para seu desenvolvimento cognitivo.

Nesse sentido, os brinquedos interativos, que consistem na participação do animal, são uma boa ideia. Entre os brinquedos para gatos, arranhadores e torres também contribuem para o seu bem estar.

Ração

É certo que todos os animais precisarão comer em alguns momentos do dia. Por que não tornar esse momento, então, em um momento de estímulo cognitivo?

A ração pode tornar-se um enriquecimento ambiental de forma bastante simples, enrolando-a em uma toalha ao oferecer ao pet ou ainda utilizar brinquedos ou potes de ração labirinto para que ele seja desafiado na hora da refeição.

Clima

Ninguém merece passar calor, não é mesmo? Pois saiba que o clima também afeta os pets, que podem ficar mais estressados no verão, principalmente se forem muito peludos.

O enriquecimento ambiental também envolve práticas que ajudem o animal, como oferecer água fresca (vale colocar uma pedrinha de gelo no pote), espaços com sombra e visitas ao parque.

A utilização de um tapete térmico também pode ser uma boa ideia, além de promover um espaço fresco e arejado e uma tosa adequada às necessidades do pet.

Socialização

Já pensou por que o seu animal fica tão feliz quando você chega em casa após um longo período fora? Ficar sozinho por tanto tempo pode não ser nada fácil.

Atividades de socialização no parque, na rua ou em outros ambientes podem fazer muito bem ao pet e até ao tutor! Que tal passear com o cão em lugares onde haja outros animais?

Gostou das dicas? É hora de colocá-las em prática e trazer muito bem estar ao seu pet!