Blog Equilíbro
Alergia em cachorro: conheça os 4 tipos e como tratá-los
Coceira, vômito, diarreia, manchas na pele: tantos podem ser os sinais de alergia em cachorro… Existentes em diversos tipos e com diferentes sintomas, é importante conhecê-las para proteger o peludo de reações adversas.
Que tal, então, conferir algumas informações sobre as principais alergias que atingem os cães e como agir no caso de cada uma delas?
Principais tipos
Para identificar uma alergia em cachorro, é preciso conhecer seus diferentes tipos e como elas se manifestam no animal. Confira as principais:
Alergias alimentares
Assim como os seres humanos podem apresentar alergias a certos tipos de comida, o mesmo acontece com os cães.
Alguns alimentos ou ingredientes da ração podem causar hipersensibilidade ou intolerância nos cães e causar nos animais sintomas como:
- Coceiras;
- Inchaço;
- Vômito;
- Cólicas intestinais;
- Diarreia;
- Manchas avermelhadas na pele;
- Lesões bacterianas;
Os principais ingredientes que costumam causar esse tipo de reação são as proteínas de origem animal, como carne de boi ou de frango. Ao aparecerem os sintomas, um médico veterinário deve ser consultado para indicar o tratamento adequado.
O profissional saberá orientar o tutor em relação ao tipo de alimentação que deve ser oferecida ao cão.
Existem rações no mercado especialmente desenvolvidas para pets com reações alérgicas alimentares que podem ser uma boa escolha, desde que recomendadas pelo veterinário.
Dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPE)
Além das doenças que ectoparasitas como as pulgas podem trazer ao pet, as substâncias encontradas na saliva desses pequenos animais também podem causar sensibilidade ao cão.
Quando há a alergia, os sinais podem ser observados na pele do pet, como:
- Coceira;
- Queda localizada de pelos;
- Lesões bacterianas;
- Descamação da pele;
- Presença de pulgas.
O tratamento deve ser feito com antipulgas e a limpeza do ambiente para evitar novas infestações, assim como o uso de antibióticos e antialérgicos, se necessário.
Dermatite atópica canina
Sem cura, mas com tratamentos possíveis, a dermatite atópica canina causada por fatores ambientais, como bactérias, pólens, poeira ou fungos que, em contato com a pele do cachorro, causam reações alérgicas.
Alguns pets ainda podem herdar de seus pais uma barreira cutânea mais frágil, o que permite que a alergia ocorra mais facilmente por um fator genético.
Entre os sintomas mais comuns, estão a coceira contínua excessiva, queda de pelo, irritação ou descamamento da pele e lambedura excessiva em partes do corpo, como patas e abdômen.
Alergia de contato
O cão pode ainda apresentar alergias a produtos de limpeza que você utilizar no ambiente. Os sinais costumam aparecer nos coxins, parte de baixo das patas dos animais.
Nesse caso, é importante impedir por completo o contato do pet com o produto, que pode causar coceiras, vermelhidão e ressecamento de pele, e procurar o médico veterinário para realizar o tratamento do sintoma.
Tratamento
O tratamento de uma alergia em cachorro pode passar por diversos cuidados, como manter o animal afastado da substância, medicamentos, banhos e dietas de eliminação.
É importante que o veterinário determine as melhores medidas a serem tomadas com o pet de acordo com o tipo de alergia identificada.
Agora que você sabe dos principais cuidados para alergia em cachorro, é hora de tomá-los com o seu pet!