Blog Equilíbro
Você está vendo: Comportamento
Tudo sobre o Lhasa Apso
Os cães Lhasa Apso são frequentemente confundidos com os Shih Tzu, mas possuem características e histórias únicas que os distinguem de outras raças. Esses animais de companhia são reconhecidos por sua pelagem longa e sedosa.
E, por trás dessa aparência elegante, há uma raça de cães com uma personalidade forte e independente. Aqui, vamos contar tudo sobre os Lhasa Apso e como eles conquistam mais corações e lares a cada dia. Leia abaixo:
Origem do Lhasa Apso
O Lhasa Apso é uma raça de cães originária do Tibete, mais especificamente da região de Lhasa, capital do país – que fica localizado em uma região montanhosa próxima da China.
Esses cães eram considerados sagrados pelos tibetanos porque acreditava-se que eles carregavam a alma dos monges falecidos. Por isso, eram criados e cuidados pelos monges nos mosteiros e palácios como companheiros e guardiões.
Características do Lhasa Apso
O Lhasa Apso é um cão de porte pequeno a médio, com uma aparência distintiva e elegante. Eles possuem um pelo longo e denso, que pode ser de diversas cores, como dourado, mel, preto, branco e misturas dessas tonalidades.
Seu corpo é compacto e bem proporcionado, eles chegam a pesar até sete quilos bem distribuídos. Sua expressão é alerta porque ele é um cachorro inteligente, capaz de aprender com facilidade.
Comportamento do Lhasa Apso
Ainda que sejam pequenos, os Lhasa Apsos são conhecidos por seu temperamento independente e corajoso. Eles são cães valentes e protetores, muitas vezes agindo como verdadeiros guardiões de seus lares.
São cães inteligentes e leais, mas também podem ser teimosos e desconfiados com estranhos. Por esses motivos, é necessário que eles sejam socializados desde cedo. Assim, os Lhasa Apso podem ser mais simpáticos com as visitas e outros cães.
Quais doenças o Lhasa Apso pode ter?
Assim como outras raças de cães, os Lhasa Apsos podem apresentar predisposição a certas doenças. As mais comuns incluem problemas oculares, como catarata e atrofia progressiva da retina, que é a degeneração gradual das células da retina, responsáveis por captar a luz e enviar sinais visuais para o cérebro.
Assim como problemas ortopédicos, como displasia de quadril, que é o desgaste da articulação de quadril e rotação da patela, que acontece quando a cavidade do fêmur não é profunda o suficiente para segurar a patela.
Por isso, é fundamental que esses peludos passem por consultas de rotina e realizem exames regulares com um veterinário de confiança. Afinal, a prevenção é sempre a melhor forma de cuidar do seu amigo de quatro patas.
O que um lhasa apso precisa comer
Uma alimentação adequada é essencial para manter a saúde e o bem-estar do seu Lhasa Apso. É recomendado oferecer uma dieta balanceada e de qualidade, que atenda às necessidades nutricionais específicas da raça. Ou seja, manter a pele, os olhos e as articulações saudáveis.
Assim, Equilíbrio para cães de pequeno porte atende perfeitamente a estes requisitos. Isso porque contém uma combinação exclusiva de fibra natural, pré e probiótico para a saúde intestinal, suporte às defesas naturais com complexo de antioxidantes e ácidos graxos essenciais que colaboram com a renovação celular e previne processos inflamatórios naturais do organismo.
Além disso, a tosa regular é fundamental para manter o pelo do Lhasa Apso saudável e livre de nós e embolados mais complexos. A tosa também ajuda a evitar o superaquecimento durante os meses mais quentes e ajuda a manter as regiões genitais limpas.
Continue navegando no nosso blog para dicas de saúde e cuidados com cães e gatos. Siga também as nossas redes sociais para saber as novidades e lançamentos de Equilíbrio!