Blog Equilíbro
Você está vendo: Comportamento
5 problemas genéticos mais frequentes em buldogues
Com o título de cães mais populares dos Estados Unidos, os buldogues também são conhecidos por sua aparência única e simpatia, mas, infelizmente, essa raça também é associada a uma série de problemas genéticos.
Isso acontece porque os cruzamentos genéticos que envolve esses animais costuma ser realizado de forma indiscriminada, sem que as características, de formação ou estrutural, sejam levadas em consideração. Veja aqui os cinco dos problemas genéticos mais comuns em buldogues.
1- Fenda palatina e lábio leporino
A fenda palatina e o lábio leporino são malformações congênitas que ocorrem quando há uma fusão incompleta no palato (o céu da boca), no lábio superior ou nos dois durante o desenvolvimento embrionário do cão.
Os filhotes afetados podem apresentar dificuldades na alimentação, já que a fenda impede a criação de uma sucção eficaz. Isso pode levar à aspiração de alimentos e líquidos para as vias respiratórias, causando pneumonia por aspiração. Outros sintomas incluem dificuldade de ganho de peso e crescimento retardado.
O tratamento envolve cirurgia para corrigir a formação. Geralmente, é recomendado esperar até que o filhote tenha alguns meses de idade antes de realizar a cirurgia, para garantir que já esteja formado para ser submetido ao procedimento e a anestesia.
2- Deslocamento de patela
O deslocamento de patela é uma condição ortopédica onde a patela não se encaixa corretamente na sua posição natural do fêmur. Pode ser causada por uma má formação ou por algum trauma que tenha afetado a formação óssea.
Claudicar ou mancar intermitente é o sinal mais comum. O cão pode apresentar um andar estranho, como se estivesse pulando ou chutando a perna para trás para recolocar a patela no lugar.
O tratamento pode variar de repouso e medicação anti-inflamatória para casos leves até cirurgia para casos mais graves, onde a estrutura óssea pode precisar ser corrigida.
3- Síndrome do cão nadador
A síndrome do nadador é o desenvolvimento anormal das pernas traseiras e/ou dianteiras, fazendo elas fiquem abertas o tempo todo. Com isso, os filhotes têm dificuldade ou incapacidade de se levantar e caminhar. Eles tendem a se arrastar com o peito e o abdômen no chão, daí o nome “nadador”.
O tratamento envolve uso de talas, fisioterapia e exercícios para fortalecer os músculos. Em alguns casos, podem ser necessárias corretores ortopédicos para ajudar a acomodar corretamente a posição das pernas para que o filhote viva bem pelo resto da vida.
4- Prolapso de traqueia
O prolapso de traqueia ocorre quando os anéis cartilaginosos da traqueia se enfraquecem ou colapsam, causando dificuldade respiratória no cão. Por isso, os sintomas incluem tosse crônica, que frequentemente é associada como um som de “ganso”, dificuldade respiratória, intolerância ao exercício e episódios de cianose, que é o azulamento da pele e mucosas devido à falta de oxigenação.
O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas, mudanças no estilo de vida, como evitar coleiras que pressionam a traqueia e, em casos graves, cirurgia para estabilizar ou substituir os anéis traqueais.
5- Onfalocele
Onfalocele é uma condição congênita onde os órgãos abdominais se desenvolvem fora da cavidade abdominal em uma bolsa na base do umbigo. Essa malformação é identificada logo após o nascimento dos peludos, pela presença de uma massa no umbigo do filhote. Dependendo do tamanho da onfalocele, pode haver dificuldade respiratória e problemas digestivos.
O tratamento é cirúrgico, visando reposicionar os órgãos em sua localização correta e fechar a parede abdominal. Dependendo da gravidade, pode ser necessário mais de um procedimento cirúrgico ao longo da vida do cão.
Embora todas essas situações sejam complicadas, é fundamental que o responsável tenha consciência e responsabilidade para cuidar das necessidades dos cães. Procure ajuda de um veterinário de confiança para avaliar e fazer o acompanhamento ao longo da vida dos buldogues. Continue navegando no nosso blog para dicas de saúde e cuidados com cães e gatos. Siga também as nossas redes sociais para saber as novidades e lançamentos de Equilíbrio!