Blog Equilíbro

Você está vendo: Comportamento

Como cuidar de um filhote de Shih Tzu: guia completo 

Shih Tzu é uma raça super carismática e cheia de história. E se você tem um cão desta raça ou está pensando em ter, provavelmente já ouviu que o Shih Tzu tem mania de comer as próprias fezes ou que correm mais risco de desenvolver problemas oculares. 

Mas é hora de deixar os achismos de lado e saber exatamente o que te aguarda nesse período de crescimento de um filhote de Shih Tzu. Veja abaixo: 

Origem do Shih Tzu 

Ainda que pareça um eterno filhotinho, o Shih Tzu é oriundo da China e é considerado uma das raças mais antigas do mundo. Acredita-se que a raça tenha sido criada a partir do cruzamento de outras raças, incluindo o Lhasa Apso e o Pequinês. 

Saiba mais: Veja a diferença entre um Shih-tzu e um Lhasa-apso aqui.

O Shih Tzu era um cão de estimação popular entre a nobreza chinesa, e era frequentemente dado como presente para outras cortes imperiais. Assim, ele conquistou corações no mundo todo. 

Principais características do Shih Tzu 

Compactos, os cães Shih Tzu pesam entre 4 e 7 kg e têm uma altura média de 20 a 28 cm. E esse baixinho de pelos longos e sedosos requer cuidados regulares na pelagem para manter-se saudável e bonito. 

Os Shih Tzu são conhecidos como cães afetuosos e leais que adoram passar tempo com seus tutores. Eles são animais de estimação ideais para pessoas que vivem em apartamentos ou casas pequenas, pois não precisam de muito espaço para se exercitar – ainda que as saídas sejam essenciais para a socialização. 

Além disso, como são inteligentes e fáceis de treinar, são uma boa escolha para tutores de primeira viagem ou pessoas com pouco tempo para dedicar ao treinamento. 

Principais doenças que o Shih Tzu pode desenvolver

Assim como todos os animais, os Shih Tzu tendem a desenvolver algumas doenças por causa da genética. As principais doenças que o Shih Tzu pode ter ao londo da vida são:

  • Otite crônica – que é a inflamação constante do canal auditivo;
  • Protusão da terceira pálpebra, também conhecida como olho de cereja – que acontece quando a glândula da terceira pálpebra se projeta para fora do olho, criando uma aparência de uma massa vermelha ou rosa na parte interna do canto do olho;
  • Deslocamento de patela – ocorre em decorrência da cavidade óssea que encaixa a patela ser menor do que o necessário, não acomodando adequadamente a patela durante o movimento do joelho;
  • Dermatite atópica – inflamação na pele causada por uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias inofensivas, como poeira, pólen ou certos alimentos.

Como cuidar de um filhote de Shih-tzu aos 30 dias 

Com 30 dias de vida, o Shih Tzu é ainda um filhote muito jovem e precisa de cuidados especiais para crescer forte e saudável. Uma das principais necessidades de um filhote de Shih Tzu é uma dieta adequada. E nessa idade, isso significa ser alimentado com leite materno ou com uma fórmula especial para filhotes indicada pelo veterinário. 

É importante alimentar o filhote com frequência, geralmente a cada duas horas, para garantir que ele esteja recebendo os nutrientes necessários para crescer. 

Outra necessidade importante de um filhote de Shih Tzu com 30 dias de vida é a socialização (mas com cuidado). Nessa idade, o filhote ainda está aprendendo a interagir com o mundo ao seu redor, e é importante expô-lo a diferentes pessoas de forma segura, com supervisão e evitando muitos toques. 

Isso porque o filhote ainda não recebeu nenhuma vacina, e colocá-lo em contato com outros animais pode causar contágio de doenças infecciosas, como cinomose e parvovirose. 

Por fim, mas não menos importante, a higiene é uma necessidade fundamental para um filhote de Shih Tzu com 30 dias de vida. Como não possuem o hábito de se lamber, os filhotes precisam ser limpos regularmente com lenços umedecidos ou toalhas, para evitar infecções e manter a pele saudável. 

É importante lembrar que os filhotes têm um sistema imunológico ainda em desenvolvimento, então é necessário ter cuidado extra ao lidar com eles.

Como cuidar de um filhote de Shih-tzu a partir de 60 dias

 As primeiras vacinas são aplicadas a partir dos primeiros 45 dias de vida, e repetidas com intervalo de 21 dias para que o filhote desenvolva anticorpos contra as principais doenças infectocontagiosas, como as prevenidas pela vacina polivalente e a contra a raiva. 

Além disso, a partir dos 60 dias de vida, o peludo já pode comer ração seca para filhotes. Nessa etapa da vida, suas necessidades nutricionais englobam o consumo de proteínas e carboidratos de alta qualidade, além de vitaminas e minerais essenciais para o seu desenvolvimento.

Outra necessidade importante para um filhote de Shih Tzu com mais de 60 dias de vida é o treinamento. Nessa idade, o filhote está aprendendo a se comportar e a se comunicar com seus tutores e outros animais. 

Então, é necessário começar o treinamento desde cedo, usando técnicas de reforço positivo para incentivar comportamentos desejados, como fazer as necessidades no lugar certo e sentar quando for pedido. O treinamento também ajuda a fortalecer o vínculo entre o filhote e a família.

Qual é a melhor ração para o filhote de shih tzu

Com foco no bem-estar dos filhotes de Shih Tzu, a Equilíbrio lançou uma linha especial para atender às necessidades de cães de pequeno porte. Sua formulação possui a tecnologia Beta-bio, uma combinação exclusiva de fibra natural, pré e probiótico para a saúde intestinal.  

A linha ainda conta com ácidos graxos que potencializam e fortalecem o desenvolvimento do sistema imunológico. Acompanhe nosso blog para dicas de saúde e cuidados com cães e gatos. Além disso, siga nossas redes sociais para saber as novidades e lançamentos de Equilíbrio!