Blog Equilíbro
Você está vendo: Saúde
Queda de pelos em cachorro: 5 causas mais comuns
Um montinho de pelos aqui outro ali até que é comum. Mas se o cachorro começa a ter grandes pedaços de pele à mostra por causa da queda de pelos, é o momento de se preocupar. São inúmeros os motivos que podem causar queda de pelos em cachorro, que vão desde problemas de saúde até mudanças no ambiente.
Ainda que as razões possam variar bastante, há algumas que são mais comuns e podem ajudar até mesmo na avaliação ao conversar com o médico do peludo. Veja o que causa queda de pelos em cachorro e como tratar:
1. Troca de pelos natural
Muitas raças de cães possuem camadas distintas de pelos, o que faz com que alguns tenham mais trocas que os outros. Por exemplo, cães com pelos duplos, como o Husky Siberiano, o Golden Retriever e o Pastor Alemão, têm uma camada de pelos mais curtos e outra camada de pelos mais longos, que ajuda a proteger do frio e do calor.
Durante a troca natural de pelos, esses cães perdem a camada de pelos mais curtos para dar lugar a uma pelagem mais grossa para o inverno. Neste momento, é comum que a queda de pelos fique mais intensa.
Já cães com pelos únicos, como o Poodle, o Shih-tzu e o Bichon Frisé, têm uma camada de pelos que cresce continuamente e não passam por grandes quedas de pelo. No entanto, esses cães precisam ser tosados regularmente para evitar que o pelo cresça demais e cause emaranhados.
2. Problemas de pele
Infecções, alergias, parasitas e outras doenças de pele também podem levar à queda de pelos em cachorros. A dermatite alérgica é uma das causas mais comuns de queda de pelos, e seus sintomas incluem coceira, vermelhidão e descamação da pele.
O tratamento varia de acordo com a causa, que precisa ser investigada por um veterinário especialista em dermatologia. Geralmente consiste em uso de medicamentos tópicos ou orais para tratar a infecção ou a alergia.
3. Desequilíbrios hormonais
Sim, alterações hormonais podem causar a queda de pelos em cachorro – principalmente o hipotireoidismo. Com o desequilíbrio hormonal, o organismo não consegue balancear a necessidade de crescimento do pelo e acaba provocando uma queda acentuada sem reposição (deixando pedaços de pele à mostra).
Um endocrinologista precisa investigar o quadro e entender a real causa do problema para conseguir indicar tratamentos que retomem os níveis hormonais do cão.
4. Ansiedade e estresse
É isso mesmo, o estresse pode causar queda de pelos em cachorros. Isso geralmente acontece após mudanças no ambiente e na rotina do animal, como adaptação à casa nova, ficar muito tempo sozinho ou a recém-chegada de um novo membro na família.
Há técnicas de comportamento animal que visam reduzir o estresse e a ansiedade e fazer com que o cão lide melhor com o tempo que precisa ficar sozinho ou alterações na rotina. Converse com um adestrador ou um especialista em comportamento animal para saber as melhores formas de lidar com a situação.
5. Problemas nutricionais
Dietas desequilibradas ou falta de nutrientes podem afetar a saúde do pelo do cão. Uma dieta pobre em proteínas, por exemplo, pode levar à queda de pelos em cães. Por isso, Equilíbrio é uma excelente opção para tutores que querem oferecer um alimento de qualidade super premium para seus pets.
Com composições e formulações adequadas ao porte, peso e pelagem, Equilíbrio reúne ingredientes de alta qualidade para que o cão possa viver bem e por muito tempo ao lado da família.
De forma geral, se você notar que seu cão está perdendo mais pelos do que o normal, é importante consultar um veterinário para determinar a causa real do problema.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Equilíbrio, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.