Blog Equilíbro
Você está vendo: Comportamento
Seu cachorro parou de andar? Veja o que fazer
Seu cão era um animal ativo e, de repente, está com dificuldade para andar? Essa falta de mobilidade pode ser causada por dores, lesões e, até mesmo, má-formação óssea. Antes de criar mil teorias sobre o que pode ser, é importante observar bem o seu cachorro e saber como relatar esse comportamento para o veterinário.
A seguir, vamos te mostrar como avaliar o seu cão e quais são as possíveis causas para ele ter parado de andar. Confira:
Como avaliar se o seu cão está parando de andar
Parece ser algo muito óbvio chegar ao veterinário e falar que o seu cachorro parou de andar. Mas não é bem assim que isso acontece. Geralmente, até que o cão tenha os movimentos completamente paralisados, ele apresenta diversos sintomas que podem ser avaliados e listados ao médico-veterinário, como:
- Dificuldade para se levantar ou caminhar;
- Perda de equilíbrio ou coordenação motora;
- Fraqueza muscular;
- Dor ou rigidez na coluna vertebral;
- Mudanças no comportamento, como letargia ou falta de apetite;
- Incontinência urinária ou fecal.
Lembre-se de relatar ao profissional quando os sintomas começaram, as datas das últimas vacinas, se o cachorro passou por algum trauma (como acidente ou queda) e se o comportamento cotidiano sofreu mudanças.
Com essas informações, o veterinário será capaz de seguir um protocolo adequado e realizar exames assertivos para descobrir por que o seu cachorro parou de andar.
É importante nunca dar remédios por conta própria ao seu cão, pois isso pode agravar ou esconder sintomas importantes durante a avaliação médica. Além disso, alguns medicamentos podem ser tóxicos para os cães, e o uso inadequado deles pode levar a danos irreversíveis ao sistema nervoso central e a outros órgãos do animal.
8 causas para o cachorro parar de andar
Para que um cão pare de andar, é necessário que haja algum dano ou interrupção na transmissão dos sinais nervosos entre a medula espinhal e os membros do animal. Muitos associam a dificuldade ou perda da locomoção com problemas nas articulações ou velhice. Infelizmente, não é só isso.
Mesmo que ao chegar na terceira idade o cão possa ser acometido pela artrite (inflamação das articulações) e ter dificuldade para se locomover, há outros motivos que podem fazer com que um cachorro pare de andar. Veja quais são:
1. Lesão na coluna vertebral
Pode ser decorrente de quedas, atropelamentos ou machucados mais graves que comprimam o canal da medula, provocando uma interrupção nos sinais nervosos.
2. Doença degenerativa do disco intervertebral
Consiste na perda do líquido sinovial, que amortece o impacto entre as vértebras e tem sintomas mais gradativos, como perda de coordenação ou equilíbrio e, às vezes, dificuldade para levantar.
3. Fratura óssea
Isso pode acontecer tanto na coluna quanto nos membros. Mas, se a lesão for diretamente nos membros, o tutor terá mais facilidade de visualizar os sinais porque o cão evita apoiar a pata machucada no chão.
4. Lesão muscular ou articular
Como a displasia coxofemoral ou o deslocamento de patela que, em casos mais graves, podem gerar tanta dor que o cachorro para de andar.
5. Doença neurológica
Como a cinomose, que provoca uma série de inflamações no sistema nervoso central do cão, resultando em sintomas como convulsões, paralisia, latidos sem controle e a perda dos movimentos das patas.
6. Doença cardíaca
Se o animal sofre de problemas cardíacos, como a hipertrofia ou a doença valvar congênita, ele pode parar de andar. Isso ocorre porque o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo, fazendo com que o cachorro se sinta cansado e sem energia para caminhar ou se mover.
7. Problemas respiratórios
Problemas como pneumonia e prolongamento de palato fazem com que o peludo tenha dificuldade para respirar e oxigenar os principais órgãos vitais. Isso faz com que o cão sinta o corpo cansado e não consiga fazer atividades simples, como ficar de pé.
8. Intoxicação por substâncias tóxicas
Os cães mais desbravadores são mestres em comer ou lamber algo que faz mal. Existem, por exemplo, algumas plantas que são tóxicas para o peludo, como a Comigo-ninguém-pode e o Copo de Leite. Se ingeridas, elas podem causar danos ao sistema nervoso central do animal, afetando a capacidade de se mover.
Se o seu cachorro parou de andar ou você observou algum sintoma atípico nos últimos dias, converse com um veterinário. Só esse profissional pode prescrever medicamentos seguros e eficazes para tratar a condição do seu cão e garantir que ele receba o cuidado adequado para uma recuperação completa.
Acompanhe nosso blog para dicas de saúde e cuidados com cães e gatos. Além disso, siga nossas redes sociais para saber as novidades e lançamentos de Equilíbrio!