Blog Equilíbro
Você está vendo: Saúde
PROBLEMAS RENAIS EM CÃES
Os problemas renais em cães prejudicam o funcionamento dos rins e podem aparecer de forma crônica ou aguda. Estes órgãos são vitais para o animal, pois realizam a filtragem do sangue e neste processo ocorre a absorção de substâncias importantes para o organismo e eliminação do que não é aproveitado. Quando esta função é prejudicada por uma doença renal, o animal perde a qualidade de vida e tem diversos problemas de saúde.
Doença renal aguda
No caso da doença renal aguda, a perda das funções dos rins se dá de forma súbita e pode aparecer em função de uma intoxicação ou agressão isquêmica que causa lesão nas células renais, sendo que este quadro pode se estabelecer em questão de dias ou mesmo horas. A longo prazo, uma doença renal aguda pode levar ao desenvolvimento da doença renal crônica (DRC). Os sintomas são: depressão, vômitos, febre, perda de apetite e mudança na quantidade de urina.
O tratamento envolve a administração de medicamentos, indução do vômito para eliminação de toxinas no caso de intoxicação, reidratação e cuidados com uma alimentação canina adequada.
Doença renal crônica (DRC)
Já na doença renal crônica (DRC), a disfunção renal acontece de forma gradual, progressiva e é irreversível, exigindo cuidados por toda a vida do cão. Essapatologia pode aparecer em qualquer idade, entretanto, é mais comum em cães idosos, por consequência do envelhecimento natural do sistema renal.
Outros fatores que influenciam no desenvolvimento deproblema renal em cães são doenças caninas como: diabetes, hipertensão arterial, infecções, hematozoários, filariose, câncer, amiloidose, doenças autoimunes, doenças congênitas e há casos em que existe uma predisposição genética. As raças que mais suscetíveis são:
● Beagle
● ChowChow
● Cocker Spaniel
● Dobermamm
● Pinscher
● Basenji
● Bull Terrier
● CairnTerrier
● Pastor Alemão
● SharPei
● Poodle
● LhasaApso
● ShihTzu
● Rottweiler
● Schnauzer
O problema renal em cães é grave e assintomático(até que 75% das funções renais estejam comprometidas), o que corresponde a um nível avançado desta doença canina. Entre os sintomas, pode-se destacar o aumento do volume de urina e de consumo de água, sangue na urina, diminuição de apetite, vômito, diarreia e queda de pelo.
Para um diagnóstico precoce e prevenção é importante manter uma agenda de visitas regulares ao veterinário. A identificação da disfunção renal pode ser feita em um exame de ultrassonografia, que permite a avaliação da estrutura dos rins. Caso o procedimento ateste algum tipo de alteração morfológica, pode-se levantar a hipótese de que o animal sofra de DRC.
O tratamento da doença renal crônica envolve a terapia de fluido para evitar a desidratação, medicamentos e uma dieta adequada com baixo teor de proteínas e fósforo para evitar que o rim seja forçado. Equilíbrio Veterinary Renal é uma dieta formulada para fornecer a quantidade ideal de energia para os cães renais e diminuir os sinais da enfermidade por meio de suplementação adequada, inclusão de prebióticos e ômega-3.
A ração canina Equilíbrio Veterinary Renal foi desenvolvida para auxiliar no tratamento de problemas renais em cães e pode ser prescrita pelo veterinário como opção nutricional para o cão acometido, pois, além de possuir nutrientes adequados, é altamente palatável – colaborando para a alimentação adequada dos animais com apetite caprichoso.