Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

FIV E FELV OS INIMIGOS DOS GATOS

O que é FIV e como se transmite?

O vírus da imunodeficiência felina (FIV) é transmitido entre gatos pela mordida (não afeta os humanos). Existe um risco maior de os gatos machos serem afetados, pois é mais provável que lutem para defender seu território, especialmente se não forem castrados. No entanto, as fêmeas não estão imunes e podem ser infectadas.

Quais os sintomas da FIV?

Um gato afetado pelo FIV frequentemente vive uma vida normal com uma boa longevidade, mas será mais suscetível a infecções recorrentes, como gengivite, rinotraqueíte, diarreia, etc. Quando o gato positivo para FIV envelhece, ele pode desenvolver câncer (5 vezes mais risco do que um gato negativo para FIV).

Qual tratamento para FIV?

Existe uma vacina contra FIV, mas ela não se mostrou totalmente eficaz, e acaba maquiando resultados de testes, se seu gato estiver doente. Consulte seu veterinário para ver se os benefícios desta vacina para o seu gato superam as desvantagens.

O melhor é monitorar seu gatinho e cuidar das infecções a medida em que forem aparecendo.

O que é a FeLV e como se transmite?

O vírus da leucemia felina é transmitido pelo contato com fluidos corporais contaminados. A principal fonte de contaminação é através da saliva (limpeza entre gatos ou mordidas), mas também através do contato com a urina (compartilhando a caixa de areia).

Como o vírus apresenta baixa resistência em ambientes externos, ele é por vezes denominado “vírus dos amantes”, pois para sua transmissão é necessário um contato próximo e prolongado, como no acasalamento.

Os gatos com maior risco de serem afetados pelo FeLV são machos não castrados e não vacinados, com idade média de 3 a 5 anos, com acesso ao ar livre. Esses gatos tendem a vagar, expandir seu território, lutar com outros machos e acasalar com fêmeas. Eles são, portanto, mais predispostos a encontrar gatos portadores do vírus.

Além disso, uma gata grávida com o vírus pode transmitir essa infecção aos gatinhos pela placenta ou pela amamentação.

Quais os sintomas da FeLV?

Um gato saudável infectado pode lutar contra a infecção em poucas semanas, e permanecer assintomático durante anos. No entanto, os filhotes são muito vulneráveis. Este vírus é fatal em gatinhos infectados, com uma expectativa de vida média de 2 anos após a infecção.

O gatinho costuma apresentar perda de apetite, fraqueza, perda de peso ou diarreia. Além disso, um gato positivo tem alto risco de desenvolver câncer precoce (60 vezes mais probabilidade do que um gato FeLV negativo).

Qual tratamento para FeLV?

A vacinação contra a Leucemia é altamente recomendada e eficaz.

É altamente recomendável esterilizar uma gata FeLV+. Além de não passar o vírus para os filhotes, a esterilização evitará abortos, natimortos, tumores mamários, quadros comuns em gatas FeLV+.

O que posso fazer para descobrir se meu gato tem FIV ou FeLV?

Consulte seu veterinário para realizar o teste de triagem – um teste de sangue simples