Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

ALERGIA ALIMENTAR EM CÃES

alergia alimentar em cães também é chamada de hipersensibilidade alimentar (HA) ou dermatite trofoalérgica, e pode ser definida como uma reação a determinada substância que não é bem aceita pelo organismo.  Este elemento causador da HA é chamado de antígeno e estimula a produção de anticorpos como uma resposta do sistema imunológico. Esta doença canina atinge cerca de 10% dos animais, sendo que em 30% destes casos, os primeiros sintomas aparecem antes que o cão complete um ano de idade.

As reações imunes podem aparecer quando o cão é sensível a proteínas, corantes, conservantes artificiais e outros aditivos que façam parte da alimentação canina. As manifestações da doença acontecem de diferentes formas; dependendo do grau de reação, o cachorro pode sofrer com diarreia, cólicas intestinais e dermatites, sendo esta última a mais comum.

Geralmente, quando a coceira aparece, os tutores não a associam com a alimentação do cão, sendo mais comum a suspeita de algum fator ambiental. Entretanto, é importante destacar que as alergias alimentares em cães ocupam o terceiro lugar como agente causador de doenças dermatológicas em cães, ficando atrás apenas de picadas de pulgas e dermatite atópica canina.

A coceira costuma atingir com mais força a face, orelhas, axilas e membros, causando lesões, alopecia, eritema, pápulas, crostas, hiperqueratose, descamação, untuosidade ou ressecamento cutâneo.

 Além destes problemas, os cães com  hipersensibilidade alimentar podem apresentar:

●     Malasseziose cutânea;

●     Piodermites secundárias;

●     Otites externas;

●     Disqueratoses;

●     Emese;

●     Diarreia;

●     Cólicas intestinais.

Existem algumas raças que possuem maior predisposição ao desenvolvimento da hipersensibilidade alimentar, entre elas, podemos citar: Cocker Spaniel Inglês, Rotweiller, Akita, Retriever do Labrador, Golden Retriever, Poodle, Shar Pei e Pastor Alemão.

Percebendo alguma anormalidade no comportamento do cão, é importante recorrer a um veterinário, pois apenas ele poderá dar as orientação para o diagnóstico desta doença canina e indicar quais cuidados são necessários. O tratamento para a alergia alimentar em cães deve começar com a troca da ração canina, o animal alérgico precisa receber a uma ração hipoalergênica.

A Equílibrio Veterinary Hypoallergenic é uma ração hipoalergênica para cães desenvolvida com proteína vegetal hidrolisada, que possui alta digestibilidade e é menos antigênica, para não causar reações alérgicas. Consulte o seu veterinário para maiores informações.