Blog Equilíbro
Você está vendo: Saúde
PROBLEMAS INTESTINAIS EM GATOS
Os problemas intestinais em gatos podem ocorrer por diversos fatores. Eles são muito comuns e acometem felinos de todas as idades e raças. Alguns animais são mais propícios a desenvolverem a doença, como aqueles que se alimentam com uma ração de má qualidade.
Como posso saber se o meu gato está doente?
Os gatos são mais reservados. Eles tendem a ser mais soberbos e normalmente não demonstram algum tipo de dor ou problema em geral. Porém, o animal com distúrbio intestinal apresenta sinais claros, como diarreia, dores na barriga e falta de apetite. Eles podem ficar apáticos, com fraqueza e vômitos. Caso o felino comece a se esconder com frequência é possível que ele esteja com dor, por isso é importante que o tutor consulte um médico-veterinário para que o problema seja identificado e resolvido rapidamente.
O que pode causar diarreia no gato?
A diarreia pode ser causada por diversos motivos, como doenças ou alterações no sistema imunológico do animal. Alguns dos principais fatores que causam problemas intestinais em gatos são:
Intoxicação alimentar – Alterações na alimentação felina ou má qualidade na ração podem causar sérios distúrbios no intestino do gato. Estresse, intolerância a algum alimento ou má digestão também podem causar essa intoxicação. É importante verificar se o gato com diarreia está com fraqueza ou indisposição, pois, além de intoxicado, ele pode estar desidratado.
Disbiose – Gatos estão predispostos a contraírem essa doença, mais conhecida como “intestino permeável”. Ela ocorre quando as bactérias boas do intestino ficam escassas, provocando um desequilíbrio no organismo. Esse fator dificulta a absorção de proteínas do corpo: elas acabam passando para a corrente sanguínea do gato, o que provoca outras doenças. É um problema sério — câncer ou doenças autoimunes podem se desenvolver a partir da disbiose.
Constipação – É causada pela desidratação, ingestão de pouca quantidade de fibras, presença de bola de pelos no intestino, envelhecimento, debilitação, traumas, entre outros.
O que fazer quando o gato está com infecção intestinal?
Mais conhecida como colite, essa doença inflamatória intestinal em gatos é causada pelo Tritrichomonas foetus, um protozoário muito resistente. Ela possui duas maneiras de se manifestar: forma crônica ou aguda.
A forma crônica ainda está sendo estudada, mas acredita-se que seja através do contato entre o sistema imune e as bactérias intestinais infectadas. Já a forma aguda ocorre através
da presença de bactérias externas que se alojam no intestino, causando uma uma deficiência na peristalse. Assim, ocorre a obstrução intestinal em gatos: o bolo fecal estagna e causa inflamação no intestino do gato. Para se proteger da infecção, o órgão produz muco em excesso — mas como está machucado, acaba sangrando. Por isso o gato com infecção intestinal apresenta fezes com sangue e muco. A diarreia é frequente e em pouca quantidade.
Além desses tipos, a colite em gatos pode se desencadear de muitas outras formas. São elas:
- Colite parasitária ou tricuríase (Trichuris vulpis) – Através de parasitas alocados na água ou restos de alimento.
- Giardíase e amebíase – Contraídos através da água contaminada com os ovos do parasita.
- Colite eosinofílica – Tem relação com parasitismo ou hipersensibilidade alimentar.
Outros tipos da doença podem ser encontrados, porém a etiologia é desconhecida.
Remédios caseiros e automedicação não são formas de tratar colite em gatos. Em caso de qualquer evidência de sintomas, o mais indicado é levar o seu felino ao veterinário. Apenas um profissional saberá detectar o problema e agir com exatidão na causa.
Ração para gatos com problema intestinal
Para auxiliar no fortalecimento do seu animal, conheça Equilíbrio Veterinary Intestinal. Essa ração é indicada como alimento coadjuvante em tratamentos de problemas intestinais crônicos e agudos, gastrites, má absorção, ou em casos de problemas bacterianos. Além disso, possui proteína de alta digestibilidade e glutamina que ajuda no sistema imunológico do gato. Prescrito pelos veterinários como cuidado complementar para os problemas de saúde, esse é um alimento completo para animais que exigem cuidados especiais. Somente o profissional poderá definir a quantidade apropriada para o seu gato.
A alimentação é um fator muito importante na saúde felina. Oferecer uma ração de qualidade trará mais saúde e longevidade ao seu animal, evitando futuros desconfortos. Conheça a Linha de Rações Equilíbrio: alimentação Super Premium, completa e balanceada que proporciona total satisfação nutricional a cães e gatos.