Blog Equilíbro
Você está vendo: Nutrição
MELHOR RAÇÃO PARA RAÇAS DE CACHORRO GIGANTE
O São Bernardo é um cachorro de porte gigante que passa dos cem quilos na idade adulta. Já um shih tzu na mesma fase não chega a 10 quilos. As diferenças vão além, como expectativa de vida, taxa metabólica e nível de atividade. Todas essas questões influenciam nas necessidades nutricionais do cachorro.
A melhor ração para raças de cachorros gigantes deve oferecer todos os nutrientes que o animal precisa e em níveis ajustados. Além disso, é importante que o alimento seja enriquecido com compostos que contribuem para a qualidade de vida do animal.
Cachorro gigante precisa comer mais?
É normal que surjam algumas dúvidas no momento de definir qual a melhor ração e como alimentar um cachorro de raça gigante. Uma das principais diz respeito a um grande mito — afinal, não é porque o cachorro é grande que precisa comer porções enormes.
Aliás, ração em excesso pode causar problemas relacionados ao sobrepeso. Devido ao tamanho, esses animais têm tendência a desenvolver doenças ortopédicas e o ganho de peso pode agravar esse quadro. Portanto, muita atenção para seguir todas as recomendações relativas à quantidade de ração.
A alimentação do cachorro gigante deve ser feita com uma ração específica que tenha densidade energética adequada para atender às necessidades do cão.
Quando mudar para ração de cachorro adulto?
Além do porte, a idade do cachorro também é um aspecto importante a ser considerado para escolher a melhor ração. Por estarem em fase de crescimento, os cães filhotes precisam receber um alimento rico em proteínas de qualidade que ajudam na estruturação dos ossos e da musculatura.
Já na fase adulta, é importante que a alimentação contribua para manter a saúde das articulações e tenha níveis calóricos ajustados para evitar o ganho de peso. Para a ração acompanhar essa transição, é importante conhecer o ritmo de desenvolvimento do cachorro em cada fase.
Diferente dos cães de pequeno porte, os animais gigantes seguem um ritmo mais lento de desenvolvimento na fase filhote. Geralmente levam cerca de 24 meses para iniciar a transição da fase filhote para adulta, momento certo para mudar a ração de filhote para uma de adulto.
Uma nova troca de ração deve acontecer quando o animal chega aos sete anos — período que atinge a idade idosa e precisa receber uma ração específica para atender suas novas necessidades.
Qual a melhor ração para raças de cachorro gigante
No início da vida, a melhor ração para raças de cachorro gigante é Equilíbrio Cães Filhotes Raças Grandes. Trata-se de um alimento desenvolvido com proteínas de qualidade que proporciona altas taxas de aproveitamento nutricional.
Além de uma nutrição completa com todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais, a ração para filhotes é enriquecida com sulfato de condroitina e sulfato de glicosamina, que auxiliam na manutenção da saúde das articulações.
Após os 24 meses, o ideal é que você faça a transição para Equilíbrio Cães Adultos Raças Grandes. Essa ração também contribui com a saúde do sistema locomotor e possui níveis ajustados de proteínas para a manutenção da massa muscular. Além disso, Equilíbrio Cães Adultos Raças Grandes é enriquecida com L-carnitina e taurina, que contribuem com a saúde do coração.