Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

GATO BRANCO: COMO PROTEGER A PELE DELE?

Os gatos adoram um cochilo no sol, especialmente nos dias mais frios. Porém, gatos de pele e pelos claros, assim como as pessoas, têm menos pigmentos para se proteger dos malefícios do sol.


O gato não sabe a hora de acordar do cochilo e sair do sol, e não percebem quando estão passando dos limites e se queimando, e é por isso que precisam da responsabilidade dos tutores para protegê-los.


As áreas com menos pelos (como a ponta das orelhas, focinho, lábios e até mesmo as pálpebras), sofrem mais com queimaduras, podem formar feridas e até mesmo desenvolver câncer.


É claro que, da mesma maneira, gatos com pouco ou nenhum pelo também precisam de cuidados.


O primeiro deles é o protetor solar. Existe uma versão especialmente desenvolvida para gatos e é muito importante que se passe, pelo menos uma vez por dia e principalmente, nos locais sem pelos.


Uma dica importante é distrair o animal enquanto o produto se torna mais seco e é absorvido para evitar que o gato queira lamber do corpo.


É importante, também, limitar o acesso dele à rua. Ir somente com você e em horários em que o sol não está tão forte, por um tempo determinado, que não sobrecarregue ou queime o animal.


Colocar grade e tela nas janelas, evita que ele saia sem permissão, prevenindo-o de acidentes, além do contato excessivo com o sol.


A proteção anti-UV nas janelas funciona como um filtro que permite a passagem da luz e calor, deixando de fora o que pode ser prejudicial para o gato.


Quando for sair com o animal, o ideal é escolher horários em que o sol não esteja em pico. Se ele dormir em uma área aberta e passar do horário ideal, acorde-o. Pode ser incômodo, mas é muito importante.


Se você perceber vermelhidão, áreas onde o pelo está caindo, feridas ou pele descascando, leve-o ao veterinário imediatamente! A queimadura deve ser tratada para que não piore e a pele examinada para evitar ou detectar o câncer o quanto antes.


Seguindo rigorosamente essas dicas e tendo muita atenção à saúde dele, seu gato vai estar seguro para aproveitar o sol sem se prejudicar.