Blog Equilíbro
Você está vendo: Saúde
DOENÇAS DE OUVIDO EM CÃES
Como prevenir e quais os sintomas mais comuns.
A otite, inflamação do conduto auditivo que incita a produção de uma cera em excesso e de coloração diferente da que estamos acostumados a ver, é a doença de ouvido mais comum que pode surgir nos cães e pode ser causada por diversos fatores. Coceira descontrolada, cheiro forte, desconforto e incômodo no animal são outros sintomas. Além disso, pode causar choros sem razão aparente, surdez e falta de apetite devido à dor.
A otite é a doença de ouvido mais comum que pode surgir nos cães e pode ser causada por diversos fatores.
É a inflamação do conduto auditivo que incita a produção de uma cera de coloração diferente da que estamos acostumados a ver e em excesso. Coceira descontrolada, cheiro forte, desconforto e incômodo no animal são outros sintomas. Além disso, pode causar choros sem razão aparente, surdez e falta de apetite devido à dor.
Os principais causadores da otite canina são:
– Fungos: responsáveis por sintomas clássicos, com uma secreção normalmente mais escura e cheiro adocicado característico;
– Parasitas: parasitas como carrapatos e ácaros podem causar esse tipo de otite, sendo que o tratamento requer, normalmente, uso de remédios específicos;
– Produção excessiva de cera: alguns cães produzem muita cera e seu acúmulo pode causar fermentação e, posteriormente, inflamação;
– Infecção: pode ser causada por bactérias. Esse tipo de otite apresenta pus, geralmente, e requer um tratamento com medicamentos. Nesse caso, pode ser necessário o uso de antibióticos recomendados pelo veterinário.
As doenças de ouvido em cães podem ser mais comuns em cães com orelhas maiores e caídas devido ao canal do ouvido ser maior e mais sensível. Porém, qualquer animal pode ter otite, portanto, alguns cuidados são necessários.
Manter a higiene da orelha é muito importante, retirando o excesso de cera e pelos, além de levar o animal para tosas higiênicas regularmente. É importante usar esse tempo de higienização para a observação!
O cuidado com o pote de água também é importante, pois cães com orelhas grandes que bebem em potes muito largos, podem molhar as orelhas e a umidade pode causar a proliferação de fungos.
Por fim, é indispensável que os ouvidos do animal sejam protegidos durante o banho e que as orelhas sejam bem secas imediatamente.
O tratamento da otite depende da origem e do nível da inflamação, por isso, ao perceber os sintomas, o ideal é sempre ir até o veterinário de sua confiança e realizar um exame completo.
E lembre-se: visitas frequentes ao veterinário podem evitar muitos problemas e incômodos ao seu pet.