Blog Equilíbro
Você está vendo: Comportamento
10 ATITUDES PARA MELHORAR O CONVÍVIO COM SEU CACHORRO.
Algumas atitudes diárias podem diminuir o estresse e melhorar o convívio entre você e seu cão. Confira as dicas:
• Passeio.
Uma rotina de passeio de 20 a 40 minutos diários com seu cão só tem benefícios. O cachorro fica mais calmo, descarrega a energia, faz exercício físico e passa mais tempo útil e agradável com você, fazendo com que a experiência seja mais do que agradável para ambos.
•Refeições sem interrupção.
Interromper as refeições como forma de castigo ou para acostumar o cão a presença humana e evitar agressões é muito comum.
Porém esse método está equivocado e pode ter o efeito contrário ao desejado, tornando o animal estressado e sempre amedrontado na hora das refeições.
O momento da alimentação é importante e deve ser agradável e sem interrupções. Sempre encha o pote limpo com ração para cães de acordo com a idade do seu animal e não retire enquanto ele ainda mostra interesse por ela. Faça carinho nele, fique perto, ronde, para que ele se acostume desde sempre a presença de alguém enquanto come, mas nunca tire ou interrompa o momento da alimentação.
•Correção instantânea.
É mais do que necessário corrigir o comportamento errado do animal, repreendendo- o com calma e ensinando-o sempre a maneira correta de proceder na situação.
Porém, a correção deve ser instantânea. Se por acaso o momento passar, a correção não deve mais acontecer, já que cães não entendem porque estão sendo punidos ou repreendidos se o momento já tiver passado.
Prender seu animal em coleiras, quartos, agredi-lo fisicamente ou gritar muito vai assustar o cachorro, estressá-lo e torná-lo agressivo, bem como usar castigos da maneira usada para seres humanos, que têm como objetivo o tempo para pensar. O seu animal não sofre efeito positivo passando um tempo confinado ou sozinho, ele não entende como um ser humano e não deve ser tratado como tal.
•Companhia constante.
Os cachorros são seres sociáveis e que gostam de brincar e se relacionar, tanto com humanos quanto com outros animais.
É importante reservar um tempo para brincar e se relacionar com o seu cachorro, dando a ele carinho e atenção. Esse tempo ajuda o cão a ter mais confiança em você, a ficar mais acostumado com o ambiente e a diminuir a ansiedade causada pela sensação de abandono.
Além disso, esse tempo serve também para você checar a integridade física e o comportamento do animal, certificando-se de que está tudo bem com o seu cãozinho.
Para quem fica muito tempo fora de casa, as creches, hotéis compartilhados são saídas interessantes, bem como a companhia de outro animal ou o revezamento de responsabilidades com outro membro da família.
•Lembrar-se sempre que está lidando com um animal.
Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas pecam nessa questão. O animal é parte da família e pode sim ser tratado como um filho, porém não como um ser humano. Isso pode ser extremamente prejudicial ao cão.
Isso faz com que o tutor crie o hábito de punir atitudes normais para um cachorro, como quando o cão late, cava, caça ou até mesmo solta pelos.
Então lembre-se: seu cãozinho é um animal e deve ser treinado, amado e respeitado como tal.
•Treinamento.
Punir o cão por algo que ele não sabe que é errado estressa e confunde o animal. Por isso o treinamento é importante: para garantir o bem estar do animal e o seu próprio, tornando a convivência mais tranquila e com muito menos atrito.
•Evitar barulho excessivo.
A audição de um cachorro é muito mais sensível que a de um humano. Esse fato somado a frequente incapacidade do cãozinho de identificar a origem desse barulho estressa e assusta o animal quando o som é excessivamente alto ou incomum.
É importante que o barulho excessivo seja evitado e que o cão seja protegido quando não puder ser evitado como, por exemplo, quando soltam fogos na rua.
• Higiene constante.
Uma das razões do estresse em animais é a falta de higiene adequada.
Isso causa coceiras, incômodo, mau cheiro e pode ser prejudicial à saúde, sendo uma situação propícia para a proliferação de parasitas, por exemplo.
Para uma boa convivência, mais saúde e segurança, o ideal é higienizar o animal constantemente, dando banhos, escovando os dentes e os pelos, retirando as fezes e higienizando o local de descanso.
•Alimentação correta.
A boa alimentação consiste em alguns pontos básicos. O primeiro deles e mais importante é nunca dar ao animal nenhum alimento humano.
Os alimentos devem ser adequados para o porte do animal, a idade, e condições de saúde como, por exemplo, predisposição a obesidade, problemas cardíacos ou disfunções renais.
E, por fim, é de extrema importância que a quantidade de comida seja adequada, com porções divididas durante o dia e sem atender ao cão todas as vezes que ele “pedir” por essa comida.
Os alimentos Equilíbrio são balanceados, ricos em tudo o que seu cão precisa de acordo com o porte, fase da vida e necessidades especiais. Acompanhando o cão desde filhote até a maturidade, Equilíbrio cuida com preocupação com as necessidades de cada animal.
•Recompensar boas atitudes.
Recompensar o animal quando tem atitudes corretas é tão importante quando corrigir as atitudes incorretas.
Dar um snack, fazer carinho, ter atitudes positivas quando o cachorro demonstra ter entendido o que deve fazer e como deve fazer é de extrema importância pois a decisão correta fica associada no entendimento do animal como uma atitude que recebe uma recompensa, que merece um afago ou snack.
Importante lembrar que para os animais com obesidade ou propensão de desenvolver os Snack Equilíbrio Saúde Oral são as melhores opções, pois eles não podem ficar sem essa prática mas também não devem descuidar da alimentação.
Os Snacks Light Equilíbrio são as opções perfeitas para isso. Com L- carnitina que facilita a queima de gordura e cuidam da saúde do seu animal enquanto você recompensa e cuida da educação.