Blog Equilíbro
Você está vendo: Nutrição
MELHOR RAÇÃO PARA GATOS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA
As doenças renais em gatos são bastante frequentes, principalmente na fase idosa. Uma das mais recorrentes é a doença renal crônica – entendida como uma degeneração dos rins que são lesionados e perdem suas funções com o tempo. Trata-se de um problema silencioso, progressivo e que só apresentará sinais quando a doença alcançar um estágio avançado e irreversível. Por isso, é fundamental manter em dia a rotina de exames preventivos.
Para diagnosticar a doença, um dos exames realizados é a quantificação do nível de creatinina no sangue. Quando as taxas são elevadas, é sinal de que existe alguma falha no funcionamento dos rins. O acúmulo da creatinina no sangue causa uma espécie de “intoxicação” deixando o felino sem apetite, com náusea e vômitos, sintomas da doença renal crônica.
Mas é importante destacar que esses sintomas só aparecem quando 75% das funções renais são perdidas.
Sintomas da doença renal crônica em gatos
Apesar de ser uma doença progressiva, a doença renal crônica pode ser controlada e o animal volta a ter qualidade de vida com alguns cuidados importantes. É fundamental lembrar que apenas um veterinário poderá fazer o diagnóstico e dar orientações quanto ao tratamento. Mas, é necessário que conheça os sintomas para identificar alguma anormalidade:
- perda de apetite;
- perda de peso;
- vômito e diarreia;
- aumento da quantidade de urina na caixa de areia.
Tratamento da doença renal crônica em gatos
A doença renal crônica possui diferentes estágios e o tratamento deve respeitar o grau de comprometimento dos rins. Em muitos casos, esse problema pode desencadear alterações na pressão arterial, sendo preciso fazer o controle por meio de medicamentos.
Existem também algumas recomendações gerais, como a reidratação e a troca da ração para gatos por uma ração renal que possui níveis ajustados de proteína, sódio e fósforo. Saber escolher a melhor ração para seu felino é fundamental para que ele tenha qualidade de vida.
Como escolher a melhor ração para gatos com doença renal crônica
Gatos com doença renal crônica precisam contar com uma alimentação com quantidade ajustada de proteínas, e é fundamental que essa tenha alta digestibilidade além de proporcionar índice elevado de aproveitamento nutricional.
Equilíbrio Veterinary Renal Gatos possui essas características e ainda conta com baixa taxa de fósforo e níveis elevados de EPA/DHA que auxiliam no tratamento da falha dos rins. Além disso, trata-se de uma ração com alta palatabilidade para ser bem aceita pelos gatos que estão enjoados e sem apetite.