Blog Equilíbro
Você está vendo: Nutrição
MELHOR RAÇÃO PARA DIABETES EM GATOS
A diabetes em gatos é caracterizada pela produção insuficiente de insulina, hormônio secretado pelo pâncreas e que tem como atribuição metabolizar a glicose presente no sangue, transformando-a em energia. Com a disfunção, ocorre uma concentração de açúcar na corrente sanguínea que deve ser controlada para evitar complicações maiores que coloquem a vida do animal em risco.
Sintomas da diabetes em gatos
Quando as taxas de glicose no sangue alcançam um determinado nível, o açúcar passa a ser eliminado por meio da urina – que aumenta o volume e, consequentemente, o animal passa a sentir mais sede. Além disso, é comum que o gato tenha mais fome, já que a energia proveniente da glicose não é absorvida.
Veja quais os outros sintomas da diabetes em gatos e, identificando-os no seu animal, leve-o ao veterinário para realizar exames:
- incontinência urinária;
- cansaço;
- sede excessiva;
- aumento do apetite;
- perda de peso;
- aumento do volume da urina.
Tratamento para diabetes em gatos
O tratamento imediato é fundamental para evitar o agravamento da doença e proporcionar mais qualidade de vida ao seu animal de estimação. Existem diferentes tipos de diabetes e a orientação quanto aos cuidados depende do tipo que foi diagnosticado no seu animal.
Em geral, orienta-se a aplicação de medicamentos, doses de insulina, exercícios físicos e uma readequação alimentar.
Qual a melhor ração para gatos com diabetes?
A chamada diabetes mellitus é comum em gatos, sendo mais frequente em animais obesos e idosos. Apesar da diabetes em gatos ser um diagnóstico recorrente em consultórios veterinários, a taxa de mortalidade causada pela doença vem caindo e tal dado se atribui às mudanças na alimentação.
Os animais com propensão ao desenvolvimento da diabetes mellitus devem receber uma ração desenvolvida com componentes especiais que ofereça uma nutrição balanceada e auxilie no controle da doença. Equilíbrio Veterinary Gatos Obesity & Diabetic é a melhor ração para gato com diabetes, pois além de contribuir com a perda e manutenção do peso, também colabora com o controle da diabetes.
Trata-se de uma ração felina com baixa densidade energética e elevado teor de proteínas provenientes de fontes nobres. Estes dois compostos são responsáveis por auxiliar na queima de gorduras sem que haja a perda da massa muscular. Além disso, esse alimento possui fibras – que são compostos importantes para regular a saciedade e taxa de glicemia do animal.
A alimentação felina tem papel importante não apenas no tratamento da doença, como também na prevenção. Cuide para que seu animal tenha sempre uma ração adequada ao seu porte, idade e possíveis necessidades especiais. Também é fundamental fazer um acompanhamento veterinário para avaliações clínicas e exames.
Destacamos que, para uma prevenção eficiente e tratamento adequado, é imprescindível seguir as orientações do médico veterinário.