Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

Cuidar do seu animalzinho é um privilégio, mas requer muita atenção e responsabilidade, especialmente se ele precisar de algum procedimento cirúrgico.

As cirurgias de pequeno porte, como castração e retirada de pequenos tumores, costumam ser rápidas e simples, e o cão ou gato volta com você para receber os cuidados em casa.

Para começar, é importante escutar com atenção as recomendações do seu veterinário de confiança. Ele pode te fornecer uma lista de cuidados ou conversar informalmente sobre as recomendações pós-cirúrgicas.

Anote o que for preciso, preste a devida atenção e assegure que você tem o telefone de emergências bem anotadinho para qualquer dúvida posterior.

Mantenha a calma do seu animal quando vocês chegarem em casa. Ele pode parecer bem, mas precisa descansar e ser bem cuidado e, para isso, você deve mantê-lo calmo e tranquilo, evitando a agitação. Se houver outros animaizinhos em casa, mantê-los a uma distância segura do animal operado pode ser necessário – apartando o animal recém operado dos outros durante o período de recuperação.

Seu pet deve dormir em um local bem confortável, mas se ele está acostumado a dormir com você na cama, por esses dias prefira colocá-lo ao lado da mesma, pois os seus movimentos noturnos podem atingi-lo e prejudicar a cicatrização da incisão.

colar elisabetano, aquele que se assemelha a um cone preso em volta do pescoço do animal, pode ser outra boa opção para impedir que ele mexa nos pontos e prejudique o processo. Pode ser um pouco incômodo, mas é necessário para evitar qualquer acidente causado pelo próprio animal, devido à curiosidade ou coceira no local.

Por falar em coceira, essa pode ser muito incômoda nos dias de observação. Uma toalhinha úmida e morna ajuda a limpar o sangue seco que eventualmente pode acumular no local da cirurgia e, de quebra, ajuda a amenizar a coceira que o seu pet estará sentindo. E ele vai gostar do carinho.

Caso ele não se adapte ao colar, uma opção são as roupas cirúrgicas que podem ser encontradas nos grandes petshops, com opções para diversos portes de animais.

Qualquer medicação prescrita pelo veterinário deve ser ministrada nos horários corretos e durante o tempo indicado. Seu cão ou gato pode melhorar e parecer perfeito, mas dar a medicação até a data indicada vai impedir infecções e outros problemas que podem aparecer após esse período de aparente melhora.

É importante sempre ficar de olho na incisão e no animal, alimentá-lo e medica-lo com cuidado, sempre o acalmando. Fora isso, você deve dar sempre muito carinho para que essa fase passe da maneira mais agradável possível para você e para ele.