Blog Equilíbro

Você está vendo: Nutrição

ALIMENTANDO OS GATOS: COMO PROCEDER QUANDO SÃO VÁRIOS GATOS

Quando vários gatos se alimentam ao mesmo tempo, alguns podem comer a ração do outro.


O problema acontece quando um gato come mais e mais rapidamente que os outros, podendo não só tirar comida deles e causar brigas, mas também acabar obeso por comer além do que seria ideal.


Algumas dicas podem ajudar como, por exemplo, separá-los na hora de comer. Mas se isso for muito difícil, você pode apenas observar enquanto eles comem e dar voz de comando ao animal que quiser pegar a ração do outro. É importante que seja um comando curto, claro, e sem gritos ou agressões. Lembre-se que o momento de alimentação é delicado para os felinos.


Você também pode servir os alimentos em lugares diferentes da casa, cada um em um local mais atrativo para um dos felinos: ao lado de qualquer coisa que ele goste, dentro da casinha dele, próximo a um local de brincadeiras favorito. Ou seja, atraia cada gato para um canto.


Se você não fica o dia todo em casa, regule os horários para momentos em que você está presente, não deixe ração à vontade durante o dia todo. Além de causar brigas e diferenças entre a alimentação, pode levar à obesidade, pois o animal comerá muito além de sua real necessidade.


Se um dos seus gatos é obeso e ele precisa de uma alimentação especial, é simples fazer com que ele coma apenas a ração dele:


– Coloque no alto a ração comum e em locais de mais fácil acesso a ração do animal obeso. Assim, ele vai, provavelmente, procurar a que estiver em um local mais simples, devido ao fato de cansar-se mais rápido;


– Ou você pode fazer uma “casinha” ou passagem de papelão simples, com o alimento comum dentro, de forma com que somente os gatos mais magros consigam passar. O alimento para o gato obeso pode ficar do lado de fora, onde ele pode comer mais facilmente.


Agora é só seguir as dicas e evitar brigas e confusões na hora de comer!