Blog Equilíbro
Você está vendo: Saúde
Gato com FeLV sente dor? Conheça os sintomas da doença
Quem cuida de um gato já deve ter ouvido falar na leucemia felina, uma doença causada pelo vírus FeLV (Feline Leukemia Virus). É uma das principais enfermidades que causam a morte de bichanos, uma vez que, contraída, o animal fica suscetível a doenças infecciosas, desnutrição e lesões na pele. Mas será que gato com FeLV sente dor?
Conheça como funciona esta doença e seus principais sintomas nos bichanos.
O que é a FeLV em gatos?
Na leucemia felina, o vírus FeLV ataca as células responsáveis pela produção de glóbulos brancos que estão concentrados na medula óssea do animal. Muitas vezes de difícil diagnóstico, a FeLV pode levar a uma série de doenças secundárias.
A leucemia felina é uma doença que facilmente pode ser transmitida de um gato para outro através do contato. Entre as fontes transmissíveis, estão as secreções nasais, saliva e as lágrimas do bichano, além das fezes e urina dos animais já infectados pelo vírus.
Outra forma de transmissão ocorre pela genética, uma vez que gatas com a doença podem transmitir para os filhotes no momento do parto, ou então com a amamentação.
Uma forma de prevenção é a vacina chamada quíntupla felina, mas um médico-veterinário deve ser consultado para que seja estabelecido o melhor protocolo vacinal.
Existem três categorias que distinguem a Leucemia Felina, sendo diferenciadas conforme a gravidade e a reação do animal em relação ao vírus. As categorias são denominadas em regressiva, progressiva e latência.
Gato com FeLV sente dor?
Os sinais da leucemia felina podem ser variados, já que muitos dos gatos infectados pelo vírus só apresentam após muito tempo.
O vírus em si não causa nenhuma dor, mas as infecções e doenças secundárias que ele pode causar podem ser bastante dolorosas ao pet. Os sinais que indicam a contração da FeLV podem variar bastante, porém, alguns deles são:
- Anemia;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Perda de peso;
- Depressão;
- Infecções recorrentes;
- Dificuldade respiratória;
- Baixa resistência.
Sabe como identificar a FeLV?
O diagnóstico mais eficaz ocorre através de exames laboratoriais. Porém, é importante saber que é possível que um animal positivo não manifeste a doença, sendo conhecido como portador assintomático – esses felinos podem, normalmente, transmitir o vírus em contato com outro animal. Para aqueles que acusam o resultado positivo, a indicação é para que fiquem isolados de bichanos saudáveis.
Como posso evitar a FeLV?
Além da vacinação, como a doença é transmissível de animal para animal, outra maneira para evitar a contaminação é mantendo o animal de estimação em casa. Isso evita que o felino tenha contato com animais desconhecidos e seja contaminado com o vírus.
Existe tratamento para a Leucemia Felina?
Não existe cura para a FeLV, sendo o tratamento mais eficiente o cuidado com os sinais que, consequentemente, aparecem e com as complicações decorrentes da doença.
Agora que você conhece as consequências dolorosas da FeLV em gatos, que tal proteger o seu pet com a vacina?