Blog Equilíbro

Você está vendo: Saúde

MAU HÁLITO DE CACHORRO: CAUSAS E TRATAMENTO

O mau hálito de cachorros é considerado normal — a maioria dos cães possui um odor bucal mais intenso e diferente de nós. É importante ficar de olho caso você perceba que o cheiro está mais forte que o normal ou que existe alguma alteração na boca do seu cão. 

O que causa mau hálito de cachorro?

O mau hálito em cachorro, na maioria das vezes, está ligado à falta de higiene. Desde filhote, o veterinário acompanhará seu pet e, apesar de outras preocupações, como vacina, alimentação e banho, a higiene bucal é extremamente importante para que o seu animal permaneça saudável. 

A boca do cachorro é composta de inúmeras bactérias. Além dos alimentos que ficam acumulados entre os dentes, os cães lambem vários locais. Se não for devidamente higienizada, a boca do seu amigo se torna uma porta aberta para possíveis doenças, como giárdia e problemas intestinais em cães.

Doenças que causam mau hálito em cachorro

Além da falta de higienização, algumas doenças podem causar mau hálito em cachorro. Algumas delas são:

  • Doenças estomacais: Problemas que acometem o estômago canino, como inflamação ou infecção, podem ser um motivo de mau hálito em cães. Além de possuir bactérias e vírus, os microorganismos provocam um mau cheiro exalado pela boca do pet.
  • Diabetes canina: Não é caracterizado como um mau hálito, apenas como um odor mais adocicado. A diabetes em cachorros altera, entre outras coisas, o paladar do seu animal de estimação. Caso isso ocorra, é importante procurar um médico-veterinário para analisar a saúde do cão e indicar uma alimentação especializada.
  • Doença hepática: Esse problema altera não só a boca, mas as mucosas em geral do cachorro. Os olhos e a gengiva ficam com um aspecto amarelado (icterícia), porém, em alguns casos, os sintomas não ficam tão evidentes, tornando mais difícil o diagnóstico. O hálito do animal poderá ficar alterado por conta da frequência de vômitos causados pela doença, além dos problemas intestinais em cães e outras manifestações. 
  • Doença renal: Um dos principais sinais da doença nos rins é o mau hálito que ela causa nos cachorros. O cheiro é caracterizado como “hálito urêmico” por lembrar urina, peixe ou amônia. 

O que é tártaro? Tártaro causa mau hálito em cães?

Quando alimentamos nossos cães, as sobras de alimento permanecem grudadas nos dentes do animal e, se não existir uma higienização correta, a longo prazo as bactérias se proliferam e vão se acumulando, formando o tártaro.
Além do sangramento nas gengivas caninas, o tártaro causa mau hálito. Em estágios mais agudos, pode-se desenvolver inflamação no local. O cachorro com gengiva inflamada apresenta também vermelhidão, inchaço e dor bucal. Esse acúmulo de bactérias é muito perigoso para a saúde do animal, pois, como consequência disso, muitas outras doenças graves podem surgir.

Quais doenças podem se desenvolver por meio do tártaro?

A boca do cachorro é muito vulnerável, uma das principais entradas de vírus e bactérias. Doenças como meningite, bronquite, artrite, insuficiências renal e cardíaca podem ser desencadeadas a partir do tártaro. Essas doenças causam infecção em cães e não têm cura, por isso é fundamental ficar atento à higienização canina.

Como tratar um cachorro com mau hálito?

A escovação dentária canina é a principal indicação para acabar com o mau hálito de cachorro. Ela é recomendada desde filhote para que o cão se acostume com essa rotina. A maioria deles estranha no começo do processo, mas é importante ser insistente.

Vale ressaltar que as pastas de dente de uso humano não são indicadas para esse tipo de finalidade. Os cachorros não sabem cuspir e acabam ingerindo o produto, que é nocivo à sua saúde. Elementos químicos como o flúor são proibidos para ingestão animal por causarem sérios problemas intestinais em cães.

Além do creme dental específico com sabores de frango, carne etc., é possível encontrar em centros especializados a escova de dentes para cachorro. Ela facilitará o processo de escovação por ser anatomicamente apropriada para o animal.

Como evitar o tártaro em cães?

O tártaro em cães pode ser evitado com a escovação diária. Quando filhote, esse processo deve ser efetuado todos os dias para a garantia de dentes fortes e saudáveis. Após adulto, pode-se alternar as escovações, não deixando o cachorro por mais de dois dias sem escovar os dentes.

Caso o seu cão já tenha tártaro, é importante que seja levado ao veterinário para avaliar a dentição. Caso o tártaro esteja presente em excesso, será preciso uma microcirurgia para a retirada dessas placas.
É necessário manter o hábito de cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação, além de oferecer alguns produtos para mau hálito de cachorro, como petiscos e snacks específicos que auxiliam na remoção da sujeira dos dentes.

Alimentação para cachorro com mau hálito

A alimentação para cachorro, independentemente do mau hálito, deve ser nutritiva, além de conter prebióticos em sua composição, que auxiliam na melhor qualidade de vida do seu animal. 

A ração seca é uma ótima opção para o cachorro, pois auxilia diretamente na escovação canina: quando o cão mastiga, ocorre uma tração dos dentes com o grão do alimento. Ao ser triturada, a ração acaba removendo o acúmulo de restos alimentares que ficam entre os dentes caninos, auxiliando na prevenção do tártaro. 

Equilíbrio Total Alimentos é uma linha Super Premium de rações que é produzida com os melhores ingredientes, permitindo que o seu cão tenha refeições saudáveis. Uma ração completa e balanceada com um extenso teor de proteínas de alta digestibilidade.