Blog Equilíbro
Você está vendo: Saúde
GATOS CASTRADOS: SAIBA MAIS SOBRE COMPORTAMENTO E ALIMENTAÇÃO DOS FELINOS
O que é um gato castrado?
Gatos castrados são aqueles que passaram pela cirurgia de remoção do órgão reprodutivo. No caso dos machos são retirados os testículos; e nas fêmeas o procedimento remove o ovário e útero. A castração ajuda a aumentar o bem-estar e a expectativa de vida do animal, e trata-se de uma cirurgia com rápida recuperação.
Seu gato castrado fica mais calmo e mais protegido
Os gatos castrados devem receber uma alimentação diferenciada para evitar problemas com o aumento de peso. Por isso, fique atento para cuidar bem do seu felino. A castração de gato deve ser feita para que o animal tenha mais qualidade de vida e saúde. Entretanto, é natural que surjam questionamentos e, por isso, apresentaremos todas as informações que você precisa para poder tomar uma decisão com mais tranquilidade.
Algumas verdades e mentiras sobre gatos castrados
Gatos castrados possuem tendência à obesidade?
Não, o que pode causar o sobrepeso ou a obesidade é a alimentação errada e a falta de exercício físico. Com a castração, alguns gatos tendem a ficar menos ativos e, consequentemente, podem ganhar peso. Mas não significa que ficarão letárgicos, apenas mais tranquilos. Por esse motivo é importante que você brinque com eles e estimule atividades que os movimentem.
O cuidado com a alimentação é imprescindível; ela deve ser readequada após o procedimento cirúrgico. Por isso a melhor ração para eles é Equilíbrio Gatos Castrados — um alimento completo, enriquecido com L-carnitina e fibras que contribuem para o controle do peso.
Gatos castrados são mais calmos no convívio?
Sim. O comportamento dos gatos tende a mudar devido à diminuição da produção dos hormônios sexuais (testosterona nos machos e progesterona em fêmeas) e isso ajuda os animais a ficarem mais tranquilos. As fêmeas que não são castradas podem desenvolver depressão felina, anorexia e vômitos se não acasalam a cada período fértil, o que acontece de três a quatro vezes por ano. Os machos castrados não demarcam o território com urina e não brigam por fêmeas.
É normal gato castrado querer cruzar?
Existem casos em que a castração não elimina todos os comportamentos sexuais do gato, e se ele estiver convivendo com animal não castrado que está no cio, pode ser que o cruzamento aconteça, mas sem que haja a fecundação.
A castração pode evitar doenças?
Sim. Algumas doenças felinas são evitadas pela castração do gato, principalmente cânceres relacionados com os órgãos reprodutivos. Por isso a castração também é responsável por aumentar a expectativa de vida do animal.
Quanto tempo vive um gato castrado?
A castração aumenta a expectativa de vida do gato, pois ajuda a evitar doenças — como câncer nos testículos, útero e demais problemas relacionados ao sistema reprodutivo. Atualmente, a expectativa do gato é de 15 a 20 anos, mas existem casos em que o animal pode atingir até 30 anos.
Gatos filhotes podem ser castrados?
Sim, desde que se respeite a idade adequada e que o animal passe por uma avaliação médica. Recomenda-se a castração apenas a partir dos 6 meses em fêmeas; e de 8 a 9 meses em machos. No entanto, se o gato for precoce e apresentar comportamentos sexuais de adulto (cio ou marcação de território), consulte um veterinário.
Gatos castrados podem apresentar problemas que outros não apresentam?
Gatos castrados podem apresentar mais problemas urinários. Esse é um dos motivos para ficar atento à alimentação adequada e fornecer água corrente o tempo todo para estimular o consumo adequado. Equilíbrio Gatos Castrados possui componentes que auxiliam na prevenção de determinados problemas no trato urinário.
Posso oferecer anticoncepcional para gato em vez de castrá-lo?
Não. A recomendação da maioria dos veterinários é que não se deve usar, pois esses remédios podem causar mais danos que benefícios aos animais.
Cuidados e benefícios após a castração de gato
Com a castração, acontece o fim da produção dos hormônios reprodutivos que também controlam o apetite e a manutenção de uma musculatura mais adequada à “caça”. A ração ideal para um gato castrado tem uma quantidade menor de calorias para que ele não ganhe peso e nutrientes específicos para diminuir as possíveis doenças renais. Por isso Equilíbrio Gatos Castrados é altamente recomendado para manter seu animal de estimação bem-nutrido e saudável.
Para que a cirurgia de castração aconteça com tranquilidade e sem imprevistos, é importante seguir todas as recomendações do veterinário no pré e no pós-operatório. Em geral, o animal volta às suas atividades normais em alguns dias. Se seu gato for muito agitado, o veterinário pode aconselhar o uso de um colar elizabetano para que ele não fique lambendo os pontos da cirurgia.
Os animais castrados tendem a diminuir — ou mesmo eliminar — o hábito de fugir de casa e isso é ótimo para prevenir doenças, brigas e acidentes, o que contribui para o aumento da sua longevidade. Gatos de rua vivem, em média, de 3 a 5 anos. Gatos que não saem de casa ou do apartamento possuem uma expectativa de vida por volta de 16 a 18 anos. Gatos castrados, por saírem menos de casa, correm menos riscos, dentre eles: doenças transmitidas por outros animais; ingestão de comida inadequada; quedas de grandes alturas; brigas com cachorros e outros gatos; envenenamentos; agressões etc.
Sem o estresse do cio da fêmea e do macho pela ansiedade de achar e brigar por uma parceira, eles ficam menos agressivos e preocupam-se menos com demarcação de território, expondo-se menos aos riscos de infecções, por exemplo.
Por que gato castrado tem que comer ração especial?
Após a castração, o gato diminui seu gasto energético, pois a tendência é que ele se exercite menos. Por isso o ideal é que a alimentação seja readequada para que não ofereça mais calorias do que as necessárias para manter o organismo do felino. As rações para gatos castrados possuem uma densidade energética adequada para a nutrição completa do gato sem que ele corra o risco de ganhar peso.