Blog Equilíbro

Você está vendo: Lições de Vida

Saiba como cuidar dos pets durante o home office

Com o aumento do trabalho a distância, muitos tutores estão passando mais tempo em casa com seus animais de estimação. Nesse cenário, é importante lembrar que além de manter a produtividade no trabalho, você precisa oferecer os cuidados adequados para os animais de companhia. 

Para que a casa continue em harmonia, o ideal é que haja organização. Sendo assim, preparamos este artigo com dicas importantes sobre a presença dos pets durante o home office. Veja quais são elas abaixo:

  1. Estabeleça uma rotina e siga ela diariamente 

Para os animais, ter uma rotina é fundamental. Afinal, é só desta forma que eles compreendem qual é a dinâmica da casa. O home office pode mudar muito a perspectiva do pet em relação ao dia a dia familiar.

Imagine: antes de trabalhar em casa, provavelmente o cotidiano da família era sair de manhã e voltar no final do dia. Assim, o pet sabia que passaria parte do tempo sozinho. Quando o tutor começa a ficar mais tempo em casa do que o normal, o peludo pode ficar um pouco confuso.

E para que ele respeite o seu espaço de trabalho, é importante criar uma rotina que inclua horários para alimentação, passeios e brincadeiras. 

  1. Crie um espaço para seu pet 

Ter um espaço próprio para descansar e brincar é fundamental para o bem-estar do seu pet. Então, observe a personalidade do peludo, se ele gosta muito do contato humano ou se prefere ficar mais sozinho. Com isso, você vai saber se o ideal é ter esse ambiente mais perto do seu home office ou mais longe, para que ele possa ter privacidade. 

Contudo, ainda que o seu pet seja mais independente, coloque uma caminha, almofada ou casinha extra ao seu lado. Assim, se ele sentir necessidade, vai saber que é bem-vindo ali. 

  1. Faça pausas para brincar

Até para manter o seu bem-estar mental, faça pausas durante o dia e brinque com seu amigo de quatro patas. Além de ser uma dose extra de serotonina, o hormônio da felicidade, isso ajuda seu pet a ter momentos de distração, gastar energia física e mental e fortalecer os vínculos afetivos com você.

Alguns aplicativos de organização de trabalho e estudo, como o Tomato Time, podem ajudar a criar esses momentos durante o dia sem perder a produtividade. 

3. Mantenha a rotina de exercícios 

Mesmo que você esteja trabalhando em casa, é importante manter a rotina de exercícios físicos do seu pet (e a sua também). E isso inclui brincadeiras dentro de casa e os passeios diários, ideais para que os cães sintam cheiros diferentes, reconheçam espaços e socializem.

  1. Providencie enriquecimento ambiental 

Certifique-se de que o seu pet tenha brinquedos e objetos para se distrair enquanto você trabalha. No caso dos gatos, os playgrounds verticais são ótimas ferramentas de diversão. Já para os cães, brinquedos interativos podem ser uma boa opção, como dispensers para comida ou tapetes sensoriais. 

  1. Coloque alertas para não esquecer de cuidar da saúde do pet 

Aplicações de antiparasitários, vermífugos, vacinas, etc. É muita coisa para lembrar com exatidão! Por isso, o ideal é que você coloque alguns alertas no celular ou no calendário para que essas datas importantes não passem despercebidas – até porque, é a saúde do seu amigo de quatro patas que está em jogo. 

Lembre-se de manter a rotina de prevenção em dia para que ele tenha saúde para viver por muito tempo ao lado de vocês. E, com as dicas para cuidar de pets durante o home office,  você pode criar ferramentas de organização que vão deixar seu amigo mais feliz e ainda vão te ajudar a se manter produtivo no trabalho.  

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Equilíbrio, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.